Dia 4 de julho, é a data estabelecida para comemorar o Dia do(a) Teleoperador(a), o(a) profissional que todos os dias dedica o seu tempo para atender e prestar serviço através da sua voz, à sociedade. É ele (a) o(a) porta voz da empresa, quem soluciona problemas, retira dúvidas, leva informações, oferece serviços, concede suporte técnico, mas para além dessas características, este profissional possui no sangue o espírito de luta em favor da conquista por mais direitos.
Ser teleoperador(a) vai além do script adotado pela empresas , é ter o domínio emocional nas mais diversas situações, compreender personalidades distintas, auxiliar e buscar solucionar as necessidades e acima de tudo, ter a missão de comprometimento com a ética do cuidado com o outro.
São homens, mulheres, jovens, adultos, pais e mães de família, negros, indígenas, LGBTQI+, dentre outros, que empregam na linha telefônica toda a sua excelência e garra, em função de reconhecimento no mercado de trabalho, do sustento dos seus lares e de suas famílias e da realização dos seus sonhos.
Sabemos que ainda falta muito para conquistarmos o espaço que buscamos, estamos na luta pela regulamentação da profissão, reivindicamos a cada dia os nossos direitos, somos combativos contra os assédios característicos do setor, mas temos toda a certeza que a nossa luta e o nosso suor não tem sido em vão. A luta do teleoperador faz parte da história de luta do Sinttel Bahia, por isso temos o maior respeito por esta categoria, que com dignidade e profissionalismo tem se destacado na classe trabalhadora.
Parabéns, teleoperador e teleoperadora!