No intuito de dar continuidade às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT, a Comissão da Fenattel, da qual o Sinttel Bahia faz parte, se reuniu com os representantes da Telefônica/Vivo, no dia 05 de outubro.
A empresa foi para o encontro sem novidades, já que manteve a proposta esdrúxula de 0% para o reajuste salarial e apenas 25% (sobre o salário fixo de abono), como se isso fosse recuperar as perdas econômicas acumuladas durante o ano.
Para piorar a situação, a empresa não aceita discutir itens econômicos que já fazem parte do atual acordo coletivo, como piso salarial, tíquete, auxílios babá e PCD, quebra de caixa, reembolso por dirigir veiculo, sobreaviso, cesta básica, dentre outros.
A Comissão rapidamente rejeitou essa conversa de congelamento dos salários e fez uma contraproposta. Pediu a aplicação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (que está em apenas 1,73%) + 3% de aumento real e a contemplação dos demais itens da pauta de reivindicações.
A Vivo apresentou excelentes resultados econômicos em seu último relatório. Ela alcançou um lucro de quase 1 bilhão e, mesmo assim, está insistindo em manter o ACT atual. Isso é um verdadeiro desrespeito com os trabalhadores!
Sinttel convoca ato contra o congelamento de salários
O Sinttel convoca para amanhã (10), um ato com os trabalhadores da Telefônica/Vivo para protestar contra a proposta medíocre apresentada pela empresa para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho. A atividade será realizada às 8h, na porta da empresa, na Vasco da Gama.