No dia 26, segundo dia do Seminário de Planejamento da Gestão Juntos Somos Mais Fortes, os dirigentes sindicais do Sinttel Bahia participaram da discussão sobre a Conjuntura Política e o Mundo Sindical, ministrada pelo Secretário Administrativo e Finanças da CUT, Alfredo Santos e pelo Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.
Neste período foram abordados encaminhamentos para as entidades sindicais apontando para um novo posicionamento pós Reforma Trabalhista. Augusto Vasconcelos salientou a importância dos sindicatos para os trabalhadores e afirmou que o enfraquecimento das entidades foi o principal foco da Reforma Trabalhista. “São os sindicatos que dialogam com a grande massa de trabalhadores, alertam e indicam o melhor caminho. São os movimentos e entidades sindicais quem desmascaram o discurso do Governo de que as reformas são necessárias, mas é através das informações e mobilizações que a maioria da população brasileira tem ciência de que não passam de falácias e de que visam apenas o fortalecimento do capital e a precarização da mão de obra”, disse.
Alfredo Santos analisou o momento como delicado, embora tenha propiciado uma maior unidade da sociedade junto às centrais “A sociedade hoje consegue perceber os benefícios e avanços conquistados ao longo do tempo, como o poder de consumo dos trabalhadores, através do ganho real do salário mínimo, uma maior inserção de mulheres negras no mercado de trabalho, a facilidade de ingressar em cursos técnicos e superiores e etc”, lembrou.
Participaram do evento, dirigentes sindicais de outros sindicatos, trabalhadores e além dos funcionários do Sinttel Bahia.