Fonte: Minha Operadora
Lançado em junho de 2015, o aplicativo Anatel Consumidor é uma forma prática e eficiente para o consumidor registrar reclamações contras as operadoras de telecomunicações. Em dois anos, o aplicativo já recebeu mais de 500 mil reclamações.
Atualmente 33% do atendimento da Agência Nacional de Telecomunicações são por meios eletrônicos, como o aplicativo e o site. Os números indicam um aumento na eficiência nos canais de atendimento da Anatel, além de gerar menos custos e dar a oportunidade de o consumidor poder registrar todas as informações que ele acha necessárias e acompanhar o registro até a solução.
Um levantamento da agência aponta que nos primeiros cinco meses deste ano, o Anatel Consumidor recebeu131.843 reclamações. Em 2016, foram 260.329 registros, mais que o dobro dos feitos em 2015, ano de estreia do serviço.
O consumidor pode utilizar o aplicativo através de dispositivos móveis para fazer reclamações ou sugestões, solicitar informações sobre serviços de telefonia fixa ou móvel, banda larga e TV por assinatura. O usuário deve fazer um cadastro e ter anotado o número de protocolo do atendimento do prestador de serviço.