Os dirigentes do Sinttel Bahia e os trabalhadores da Tel Itabuna realizaram, na última quarta-feira (15), uma grande manifestação na porta da empresa por conta das más condições de trabalho e pela retomada das negociações referentes à campanha salarial, cuja proposta apresentada pela empresa até o momento é de congelamento dos itens econômicos.
O Sinttel há meses vem tentando discutir com a Tel melhorias nas condições de trabalho e a regularização dos depósitos referentes aos tributos trabalhistas, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS e o INSS, que a empresa tem atrasado o pagamento constantemente.
Denúncias de assédio moral, excesso de medidas disciplinares, descumprimento de normas trabalhistas e do Anexo II da NR17, dentre outros problemas, são feitas constantemente ao Sindicato pelos trabalhadores de todos os sites da empresa espalhados pelo estado.
Como não houve uma iniciativa da empresa no sentido de resolver tais problemas, o Sinttel e os trabalhadores realizaram essa manifestação pacífica, no sentido de pressionar a empresa a resolver todas as pendências.
Como retaliação ao protesto legítimo realizado pelo Sinttel e pelos trabalhadores, a Tel utilizou de uma arma totalmente antidemocrática: demissão de diversos trabalhadores.
“Não aceitaremos que a Tel tente empurrar goela abaixo dos trabalhadores e do Sindicato uma proposta esdrúxula para o acordo coletivo e ainda ofereça péssimas condições de trabalho para os empregados. A empresa quer que aceitemos esses desaforos sem nos manifestar. A Tel precisa entender que estamos numa democracia e que, portanto, temos o direito à livre manifestação”, explica o dirigente sindical Gildomar Santana.
O Sindicato já acionou o seu departamento jurídico e denunciou ao Ministério Público do Trabalho, em Itabuna, pedindo uma mediação para tratar do assunto. Durante a audiência será feito um pedido de reintegração desses trabalhadores ao quadro de funcionários da Tel. Esperamos que o MP atenta ao nosso pleito. A audiência será realizada na próxima segunda-feira, às 15h.
Veja fotos da nossa atividade: