O Sinttel Bahia inicia neste mês de março, a campanha salarial dos trabalhadores da Rede Conecta, cuja data base do acordo coletivo é maio. O primeiro passo da campanha consiste na realização da pesquisa e na assembleia para montagem e aprovação da pauta de reivindicações, documento que apresentará os principais pleitos da categoria.
Para ouvir as sugestões e aprovarmos a pauta de reivindicações que será apresentada à empresa, faremos reuniões setoriais e assembleias com os trabalhadores na capital e no interior do estado. Os dirigentes do Sinttel partirão em caravana a partir do dia 14 de março para realizar as assembleias com os trabalhadores do interior. Posteriormente, as reuniões e assembleias serão realizadas nos pontos de encontro da capital.
Fique ligado em nosso cronograma de visitas e participe desse processo de construção coletiva da pauta de reivindicações.
Acompanhe todas as informações da campanha salarial no site (www.sinttelba.com.br) e nas redes sociais do Sinttel Bahia.
Veja abaixo os principais itens da pauta de reivindicações:
Contamos com a sua participação!
Reunião mensal
Foi realizada no dia 07 de março, em Feira de Santana, a reunião mensal entre os dirigentes do Sinttel e os representantes da Rede Conecta. A reunião foi um pleito sindical conquistado no último acordo coletivo de trabalho. Na oportunidade, os dirigentes do Sinttel apresentam à empresa as demandas elencadas pelos trabalhadores no cotidiano.
No início deste ano, o Sinttel travou uma batalha contra a mudança de plano de saúde sinalizada pela Rede Conecta, que mudaria para uma assistência médica inferior à que era praticada. Como resultado da nossa luta, conseguimos um upgrade no plano e os empregados da Rede Conecta passaram a ser assistidos pelo Central Nacional Unimed – CNU, assistência médica superior à anterior.
Outro ponto discutido na reunião foi a prioridade de candidatura dos trabalhadores OPDG’s para ocupar a vaga de cabista 1, uma demanda antiga deste grupo de trabalhadores. Após discussões, conseguimos confirmar a prioridade dos OPDG’s à candidatura. Quem tiver interesse em disputar a vaga deve procurar o seu coordenador.
Veja outros pontos discutidos durante a reunião:
1)PAGAMENTO AOS DESLIGADOS - O SINTTEL, mais uma vez, cobrou da empresa o pagamento do abono de R$ 400, os retroativos e rescisão complementar, já que o acordo no MPT foi de que essas parcelas seriam pagas em dezembro. A empresa informou que já pagou a 80 pessoas e se comprometeu a pagar ao restante dos trabalhadores demitidos, mas para isso é necessário que todos entrem em contato para fazer um cadastro já que muitos não têm mais conta corrente. O SINTTEL pede aos companheiros que estão na ativa e que conhecem algum companheiro demitido, que os orientem a entrar em contato com o RH da Rede Conecta.
2)CENTRAIS ABANDONADAS - Mais uma vez, o SINTTEL cobrou da empresa que dê segurança aos trabalhadores que necessitam ter acesso a essas áreas, principalmente os companheiros do DG. A empresa ficou de conversar com a OI sobre o assunto.
3)PROMOÇÃO PARA CABISTAS - O SINTTEL pontuou que tem vários cabistas 1 exercendo a atividade de CABISTA nível 3 e cobrou para que a empresa reclassifique todos esses companheiros. Outra cobrança nossa foi referente à implantação do Plano de Cargos e Salários, já que tem cargos também na mesma situação.
4)CAMPANHA DA FEBRE AMARELA - O SINTTEL cobrou da empresa que faça uma campanha mais efetiva no sentido de conscientizar os trabalhadores a tomarem a vacina contra a febre amarela. A empresa concordou e irá providenciar.
5)TRABALHADORES SEM FOLGAS SEMANAIS - Mais uma vez foi cobrado a obrigatoriedade de conceder folgas aos trabalhadores aos sábados a tarde e domingo já que a jornada semanal é de 44 horas semanais. A empresa informou que fará uma reunião específica com todos os sindicatos para discutir a escala de plantão que será padrão em todas as Unidades.
6) ABONO DE FALTAS DO CL - Em virtude da empresa não ter entregue os vales transportes no mês de março no prazo, alguns trabalhadores não tiveram condições de se deslocar ao trabalho, por isso o SINTTEL pleiteou o abono de faltas desses dias. A Rede Conecta informou que irá fazer o levantamento e dará uma resposta esta semana
7)PLANO DE SAÚDE DO INTERIOR - O SINTTEL cobrou que em algumas cidades da região 74 e 75, os trabalhadores não estão tendo assistência da CNU. A empresa assumiu o problema e informou que já está em fase de conclusão com a CNU para credenciar clínicas e hospitais nas cidades.
ALUGUEL DE NOTEBOOK - Vários trabalhadores não estão recebendo o aluguel de NOTEBOOK. A empresa informou que esses companheiros devem procurar seus gestores para fazer o credenciamento. O SINTTEL cobrou o pagamento dos valores retroativos que não foram pagos.