Centenas de trabalhadores da Contax e da Atento atenderam ao chamado do Sinttel Bahia e participaram das mobilizações realizadas nos sites da Contax Boa Viagem e Cabula, e nos sites da Atento Uruguai, Cabula e Feira de Santana. Reivindicações referentes à delonga da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, que envolve, além das questões salariais e de benefícios, a Participação nos Lucros e Resultados – PLR, motivaram a atividade promovida pelo Sindicato.
Outro ponto questionado pela entidade sindical foi a possível mudança na forma de gerenciamento do plano de saúde dos empregados da Contax. “Da forma como nos foi comunicada essa possibilidade de mudança, sabemos que o objetivo será o de precarizar o plano, impondo mensalidade ou uma coparticipação. Se não nos mobilizarmos, a empresa vai empurrar goela abaixo dos trabalhadores essa alteração e isso nós não iremos tolerar”, disse Joselito Ferreira, presidente do Sinttel Bahia.
Durante o ato, os trabalhadores utilizaram a tribuna operária para denunciar uma série de desmandos cometidos por gestores dentro do ambiente de trabalho. Promessas de campanhas não cumpridas, não recebimento de atestados de comparecimento e casos de assédio moral, foram algumas queixas feitas pelos trabalhadores, ao vivo, no microfone do Sindicato.
Na Contax, a atividade só foi encerrada após o arrastão, que já virou tradição dos atos realizados pelo Sinttel no site Boa Viagem. Durante o percurso de ida e volta realizado na rua Polydoro Bittencourt, empregados cantavam palavras de ordem ao som da banda Tambores e Cores.
As mobilizações serão realizadas nos sites da Contax e da Atento, em Salvador e no interior do estado, até que as empresas apresentem uma proposta digna de ser avaliada pelos trabalhadores em assembleia.
Proposta medíocre
Contax e Atento ofereceram uma proposta esdrúxula para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho. Nos reajustes econômicos, as empresas ofereceram apenas 4%, a partir do mês de julho/17. Para os novos contratados, Contax e Atento querem pagar apenas R$ 880 durante o período de experiência, além de tentar empurrar o reajuste salarial pró-rata, ou seja, de acordo com o tempo de serviço.
O Sinttel reitera que não aceitará um proposta medíocre como essa e que só realizará as assembleias quando as empresas apresentarem uma proposta coerente para o fechamento da convenção.
Veja fotos das atividades:
Arrastão na Contax Cabula |
Arrastão na Contax Boa Viagem |
Arrastão na Contax Boa Viagem |
Mobilização na Atento Feira |
Mobilização na Atento Uruguai |
Arrastão na Atento Uruguai |
Mobilização na Atento Cabula |
Arrastão na Contax Cabula |
Mobilização na Atento Uruguai |