Foi realizada no dia 12 de dezembro, em São Paulo, a primeira reunião para negociação da Convenção Coletiva dos Trabalhadores em Teleatendimento. Na Bahia, a convenção abrange os trabalhadores das empresas Contax e Atento. Participaram da reunião os integrantes da comissão de negociação da Fenattel , da qual o Sinttel Bahia faz parte, e os representantes do Sinstal, sindicato patronal.
A primeira reunião foi frustrante, uma vez que o Sinstal apenas informou que continua analisando os itens da pauta de reivindicações entregue em novembro pelos sindicatos e que dará uma resposta na próxima rodada de negociação, agendada para os dias 11 e 12 de janeiro de 2017. Ou seja, não apresentou a sua contraproposta e empurrou a negociação para o próximo ano.
A comissão da Fenattel ratificou que não adianta empurrar a negociação com a barriga, pois todos os itens negociados serão retroativos ao período da data base, ou seja, janeiro de 2017.
Os trabalhadores podem conferir os itens que foram pleiteados pelos sindicatos acessando a pauta de reivindicações. Além dos itens econômicos - como salário, tíquete, auxílios creche/ babá e funeral, e remuneração variável - também serão discutidos itens sociais nessa campanha.
É consenso entre os representantes sindicais a luta pelo fortalecimento da categoria, por isso deixamos nítido que não aceitaremos propostas que representem retrocessos para os trabalhadores.