Notícias 20/02/2015

Novos rumos, mais experiência e muito trabalho

Escrito por: Thais Tosta

 

Uma CUT em reconstrução, com vontade de avançar, de construir melhorias para a classe trabalhadora... esse foi o tom dos discursos na noite em que a nova direção tomou posse

 

A Direção Executiva da Central Única dos Trabalhadores da Bahia foi empossada oficialmente para o quadriênio 2015-2019, na noite desta quinta-feira (26), em uma cerimônia realizada no Auditório do Sindiquimica-BA.

A nova direção, eleita durante 14º CECUT BAHIA, pelos mais de 300 delegados e delegadas de base, através de chapa única e sem nenhuma abstenção, reafirmou na noite da posse o compromisso de conduzir a central com mais experiência, trabalho e responsabilidade coletiva. Reconhecendo os problemas e trabalhando com afinco para que ao final dessa nova gestão, a CUT saia fortalecida e atuante.

A importância da valorização dos sindicatos filiados e o fortalecimento da atuação sindical baseada nos princípios CUTistas, em especial; a solidariedade de classe, autonomia e liberdade sindical, também foram desejos expressos durante as inserções.

De acordo com o presidente empossado, Cedro Silva, a luta mais “obstinada” será contra a conjuntura difícil. Cedro fez um retrospecto das dificuldades enfrentadas, uma breve avaliação do cenário político, reafirmando que a partir daquele momento, renovaria os votos e o compromisso com todos os trabalhadores do estado, sejam eles filiados ou não: “Não importa a conjuntura difícil. Lutaremos com todas os nossos esforços e suportaremos toda as adversidades do movimento sindical para construir uma central melhor, transformada e capaz de construir novos rumos para os trabalhadores da Bahia. Saímos dessa gestão com algumas marcas, algumas feridas, alguns pedaços arrancados, mas tenho certeza que foi aprendizado e nos fortaleceu para as próximas batalhas que iremos travar”, afirmou.

 

Desafios

Segundo maior colégio eleitoral da CUT no país, protagonista de batalhas e movimentos nas ruas de grande repercussão estadual e nacional, a Central Única dos Trabalhadores da Bahia é considerada estratégica para o fortalecimento do projeto político-sindical no Brasil. A CUT Bahia representa um amplo número de categorias e a pauta da nova gestão foi reafirmada durante a posse pelos secretários empossados, com ênfase para o fortalecimento do sindicato, aumento do diálogo com as bases e a expansão da representação, como explicou secretário Geral da CUT Bahia, Leonício Santos. “Temos muitos desafios a enfrentar. Uma delas é a atualização cadastral para reaproximação dos sindicatos. Melhorias no fluxo da comunicação entre a CUT, sindicatos e a sociedade também faz parte do nosso planejamento. Estamos empenhados em construir uma agenda positiva e propositiva para restabelecer a unidade desta casa, além do compromisso de potencializar as CUTs regionais”, concluiu.

Sobre as dificuldades apontadas, a nova secretária de Formação, Cristina Brito, conclamou os presentes para abrir as trincheiras de luta e assumir o compromisso de enfrentar as dificuldades em todos os espaços. “Não podemos confundir briga com luta, porque a briga tem hora pra acabar, a luta não pode parar. Devemos reagir as adversidades e ter o compromisso de avançar sempre”, conclamou.

O diretor do Sindiquímica (BA), José Pinheiro, reforçou a importância da responsabilidade dos sindicatos filiados em contribuir para as transformações necessárias. “Uma CUT forte se constrói com a contribuição dos sindicatos filiados. Temos uma tarefa difícil, não adianta reclamar das deficiências da central se os sindicatos não comparecerem as ações. Precisamos fazer a diferença nessa nova gestão”, pontuou.

 

“O presidente é carteira D”

Foi a classificação do dirigenteCUTista Valdemir Medeiros, quando fez um retrospecto sobre as dificuldades enfrentadas pela central na última gestão. “Vamos avançar e construir coletivamente, todos com base nas nossas experiências; boas e ruins, que nos conduziram a grandes aprendizados. Agora temos uma certeza: o presidente Cedro agora é carteira D”, disse em tom otimista.

A paridade foi pautada com orgulho pelos presentes ao lado das Secretárias de Comunicação;Lucivaldina Brito (Sindprev), daSecretária de Saúde do Trabalhador (a), Sara Reis Lima, a coordenadora do Coletivo de Saúde da CUT, Luciana Alves, afirmou que o respeito às diferenças fortalecem a Central. “Uma boa gestão é formada por pessoas comprometidas e com capacidade de respeitar as diferenças e contribuir apenas de avançar. É um desafio a enfrentar e, com base nestes princípios, certamente voltaremos a ser a melhor CUT da Bahia, de onde ela nunca deveria ter saído”, disse.

 

A juventude tomou posse

Lição de democracia, vontade de participar das transformações sociais e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do estado. Foi com esse espírito que a juventude petista, liderada pelo vice-presidente da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Pedro Correia, compareceu com um grupo de estudantes no local em que estava sendo realizada a posse com cartazes, faixas e gritos de ordem, para dar boas vindas a nova direção da Central Única dos Trabalhadores da Bahia. “Precisavamos estar presente, contribuir... uma nova gestão, uma nova etapa de construção dos processos. A posse é um processo simbólico de uma Central que segue firme na luta contra uma elite burguesa e conservadora e a juventude possui um papel fundamental dentro disso”, afirmou Pedro Correia.

O presidente empossado agradeceu a manifestação pública de apoio e carinho da juventude, desceu ao local para cumprimentá-los e destacou a importância da juventude para o movimento sindical. “A juventude foi um desataque em atuações da nossa agenda de luta. Estiveram presentes durante todo o ano nas principais manifestações de rua e foram importantíssimos para vitórias importantes dos trabalhadores. Ela (a Juventude), reflete muito os anseios dos movimentos que estiveram nas ruas durante este ano, exigindo novas políticas e um futuro mais igualitário para o nosso pais, seja qual for o governo”. O presidente enfatizou que a juventude nunca devem deixar de participar. “Estão de parabéns. Sempre atentos as agendas e atuam de maneira brilhante. A Eles todo o meu apoio e reconhecimento pelos próximos 4 anos”, finalizou.

Conheça a nova diretoria da CUT Bahia:

 

DIREÇÃO EXECUTIVA DA CUT BAHIA – GESTÃO 2015/2019

 

Presidente - Cedro Costa e Silva (SINDIPETRO)

1ª. Vice-Presidente- Maria Conceição Borges Ferreira (STR RURAL FEIRA)

2º. Vice-Presidente- Valdemir Medeiros da Silva (SINDPREV)

Secretário Geral- Leonicio Maciel dos Santos Filho (RODOVIÁRIOS)

Secretária Geral Adjunta - Alessandra Duarte de Almeida dos Santos (RODOVIÁRIOS)

Secretário de Administração Finanças -  Alfredo Santana Junior (SINDIQUIMICA)

Secretária Mulher Trabalhadora - Lucíola Conceição dos Santos Simião (SINDIQUIMICA)

Secretária da Juventude -  Marília Santos da Paixão (STR UBATA)

Secretário Meio Ambiente -  Danillo Libarino Assunção (SINDAE)

Secretário Meio Ambiente -  Adjunto Lourival José Oliveira Lopes (SINDPEC)

Secretária de Comunicação -  Lucivaldina Brito da Boa Morte (SINDPREV)

Secretário de Comunicação Adjunto - Edmilson Pires Barbosa (SINDAE)

Secretário de Organização Política Sindical -  Josenilton Conceição Ferreira (METALÚRGICO)

Secretário de Organização Política Sindical Adjunto -  Antonio Mario Araújo Santana (RODOVIARIOS)

Secretária de Formação -  Maria Cristina Brito Costa (SINERGIA)

Secretário de Formação Adjunto -  Paulo César Dultra Abdala (OPOSIÇÃO ASSUFBA)

Secretária de Igualdade Racial - Maria Suza Pimentel de Oliveira (STR TUCANO)

Secretário de Igualdade Racial Adjunto -  Pedro dos Santos Moreira (SINTSEF)

Secretário de Relações de Trabalho - Derlan Queiroz da Silva (SINDALIMENTAÇÃO)

Secretária de Relações de Trabalho Adjunta - Valdirene dos Santos Oliveira (MUNICIPAIS)

Secretário de Políticas Sociais - Vladimir Santos Cardoso (SINDIVIGILANTES)

Secretária de Políticas Sociais Adjunta - Anaildes Campos Sena (SINDIQUIMICA)

Secretária de Saúde do Trabalhador - Sara Maria dos Reis Lima (SINERGIA)

Secretária de Saúde do Trabalhador Adjunta Luciana Alves (TÉCNICA DE SEGURANÇA)

 

DIRETORES (AS)  EXECUTIVOS (AS)

Rosival Leite da Silva (STR ALAGOINHAS)

Edmilson Pires Barbosa  (SINDAE)

Thiago Franco Rios (SINDIQUIMICA)

Sinara Silva Santos (METALÚRGICOS DE FEIRA)

Paulo César Dultra Abdala (OPOSIÇÃO ASSUFBA)

Pedro Batista Barbosa Filho (SINDIPETRO)

Pedro dos Santos Moreira (SINTSEF)

Alessandra Duarte de Almeida dos Santos (RODOVIARIOS)

Sandra Regina da Silva Balbino (SINDALIMENTAÇÃO)

Shirlene Pereira Souza Teles da Silva (SINCOTELBA)

Valdirene dos Santos Oliveira (MUNICIPAIS PINTADAS)

Manoel Messias Dias do Vale (STR TEIXEIRA DE FREITAS)

Ioná Sanjust da Silva (SINDISAÚDE)

Vera Lúcia de Jesus Silva (STR ARAÇÁS)

Waldir Cerqueira dos Santos (SINDSAÚDE)

José Pinheiro de Almeida Lima (SINDQUIMICA)

José Tiago Passos Ferreira (RODOVIÁRIOS)

Márcia Eulaine Lima Novaes (SISPEC)

Maria Anatália Ferreira das Mercês (COMERCIÁRIOS)

Edson Conceição de Araújo (SINDILIMP)

Edla Gonçalves Rios (SINTELL)

 

CONSELHO FISCAL - EFETIVO

José Augusto da Mota (SINDPREV)

Antônia Silva Sampaio (Oposição APLB)

Antônio Ubirajara Santos Souza (SINDITICC)

Rosangela Maria dos Santos (SINDIPETRO)

 

CONSELHO FISCAL - SUPLENTE

Antonio Mario Araújo Santana (RODOVIARIOS)

Valdemir Medeiros da Silva (SINDPREV)

Rita Helena da Silva Capinan (SINDPOC)

Anaildes Campos Sena (SINDIQUIMICA)

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais