Notícias 29/04/2025

Sinttel denuncia condições precárias na LOGOS

 

A ação do Sinttel Bahia conquistou a atenção de todas as pessoas na loja Coelba, em Feira de Santana, ecoando a insatisfação dos trabalhadores e clientes diante das condições de trabalho degradantes e do desrespeito aos seus direitos. A empresa mudou de prédio e a diferença é gritante: onde antes havia climatização, espaços de descanso confortáveis, água potável e sanitários adequados, hoje se encontram salas superaquecidas, cadeiras insuficientes, falta de água e um único sanitário precário para uso compartilhado entre homens e mulheres.

A situação se agrava no momento do almoço, com uma sala minúscula que impede o descanso digno dos trabalhadores, um direito básico negligenciado pela empresa, que força os trabalhadores a sentarem no chão.

Para dar visibilidade a essa situação alarmante e pressionar por mudanças urgentes, o Sindicato realizou um ato impactante, distribuindo fraldas como uma metáfora da forma como a COELBA trata seus terceirizados e clientes. Os dirigentes sindicais, trabalhadores e consumidores presentes no ambiente, presenciaram uma cena constrangedora, onde uma senhora que estava para ser atendida urinou nas calças. Além disso, um ofício formal com o pedido de fiscalização foi entregue, buscando o apoio das autoridades competentes para garantir o cumprimento das leis trabalhistas.

A mobilização também serviu para informar os trabalhadores sobre uma importante vitória: a conquista do Plano de Cargos e Salários no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e cobrar a continuidade das negociações. No entanto, a empresa demonstra uma postura lamentável ao tentar dificultar o acesso a esse direito, impondo metas consideradas inaceitáveis e, de forma ainda mais grave, buscando não aplicar o direito ao atestado médico. Essa atitude revela um descaso com a saúde e o bem-estar dos seus trabalhadores.
Um ponto crucial e positivo do ato foi a participação massiva dos clientes da COELBA, que também se sentem prejudicados pela precariedade dos serviços, diretamente ligada às condições de trabalho dos trabalhadores. Essa união de forças entre trabalhadores e clientes demonstra a urgência de uma mudança na postura da empresa.
O ato do sindicato na Logos foi um grito por dignidade, respeito e condições de trabalho justas. A luta continua para que a empresa reconheça o valor de seus trabalhadores e promova um ambiente de trabalho saudável e produtivo!

 

Além dos dirigentes do Sinttel, participaram do ato Valdir, assessor do vereador professor Ivanberg, Conceição Borges, presidente do Movimento de Organização Comunitária de Feira, Adriana  do Sindicato dos Rurais, Cowboy e Bruno do Sindialimentação.

Sindicalize-se + Mais

Galerias + Fotos

Charges + Mais