Nesta quarta-feira (13), os dirigentes do Sinttel Bahia participaram de um encontro, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA), titulado como “Potencialidades e Desafios da Mediação Coletiva na Bahia”, que abordou questões como a dificuldade dos sindicatos em atrair novas gerações de trabalhadores no contexto digital, onde as relações sindicais enfrentam desafios como o distanciamento gerado pelo trabalho remoto e o uso de plataformas digitais.
O encontro fez parte da Semana Nacional de Negociação Coletiva realizados pelas Superintendências Regionais do Trabalho, do TEM, nos 26 estados e no Distrito Federal, tendo temas como benefícios sociais nas negociações e mediação de conflitos.
A dirigente do Sinttel Bahia Diana Damasceno foi a 5º palestrante do evento, abordando o tema ‘Negociação Coletiva e Ações Sindicais na Era Digital’ juntamente com o Advogado Cleriston Bulhões.
“A era digital trouxe transformações profundas para as relações de trabalho, e as negociações coletivas e ações sindicais também passaram por adaptações para se manterem eficientes e alinhadas às novas tecnologias. Com o avanço das plataformas digitais e a utilização de redes sociais, aplicativos de comunicação e ferramentas de videoconferência, os sindicatos vem ganhando novas formas de se conectar com os trabalhadores, facilitar mobilizações e aumentar o alcance de suas ações”, disse Diana em sua fala.
Estiveram no encontro o Presidente do Sinttel Bahia Joselito Ferreira e os dirigentes Marcos Pires, Sandra Dias, Luis Divino, Tereza Bandeira, Brais de Souza e Claudia Figueiredo.