O Sinttel Bahia convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Claro para participarem da campanha Salarial 2024. Essa é uma luta justa que, com união, buscaremos resultados e uma condição de trabalho mais digna.
Com data-base em 1º de setembro, vamos iniciar a agenda com uma pesquisa que tem o objetivo de levantar os problemas e debater propostas sugeridas pelos companheiros que contribuem ao longo dos anos. Desta forma, é possível alcançarmos resultados, como o avanço no programa de alimentação e o auxílio-creche para pais. Todo ano, a comissão nacional, composta pelos sindicatos da federação onde o SINTTEL BAHIA está inserido, propõe uma pré-pauta considerando o mercado para análise dos trabalhadores, e cada contribuição será importante.
A pré-pauta estará disponível no site do Sinttel (CLIQUE AQUI), e os trabalhadores também podem solicitá-la à diretora Tereza Bandeira, que é a responsável.
Solicitamos que todos realizem a inscrição (CLIQUE AQUI) para participação da assembleia que ocorrerá no dia 26 de julho, às 11h em primeira convocação e às 15h em segunda convocação. Sua participação e opinião é muito importante, juntos vamos enriquecer a pauta e levar para mesa de negociação com a Claro.
VEJA ABAIXO UM RESUMO DAS CLÁUSULAS ECONÔMICAS:
DATA BASE
|
Será mantida/unificada para 1º de setembro.
|
DO DIREITO DE IGUALDADE SALARIAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
|
Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, raça, nacionalidade ou idade, em observação ao contido no artigo 7º, inciso XXX, da Constituição Federal, no artigo 461 da CLT, nas Convenções 100 e 111 da OIT, ratificadas pelo Brasil.
|
RECOMPOSIÇÃO SALARIAL
|
As EMPRESAS reajustarão em 01/09/2024 os salários de todos (as) os (as) seus (suas) TRABALHADORES (AS), independente do tempo de serviço nas EMPRESAS, de forma a recompor o mesmo poder aquisitivo existente em 01/09/2023, ou seja, 100% (cem por cento) das perdas salariais do período. |
AUMENTO REAL
|
A empresa concederá 5% (cinco por cento) a título de aumento real para todos (as) os (as) TRABALHADORES (AS), sem prejuízo do disposto na cláusula de recomposição salarial do presente instrumento.
|
REEMBOLSO POR DIRIGIR VEÍCULO PRÓPRIO
|
Os (às) TRABALHADORES (AS) que utilizarem veículos próprios a serviço das EMPRESAS terão direito a receber reembolso das despesas, no importe de R$ 3,63 (três reais e sessenta e três centavos) por quilômetro rodado, devendo ainda as EMPRESAS arcarem com o pagamento de pedágio e estacionamento.
|
PPR 2024
Todo ano, a Claro empurra o programa para ser avaliado juntamente com o ACT, pois esse programa deveria ter iniciado o debate 90 dias após o término da negociação anterior. Este ano, a primeira reunião foi realizada em 14 de junho, onde ocorreram poucas mudanças na proposta inicial onde a empresa apresenta o pagamento do programa para junho de 2025. É óbvio que os sindicatos iriam rejeitar de imediato, pois não aceitaremos retrocessos.