Publicações 01/07/2024

TENTATIVA FRACASSADA DE GOLPE NA BOLÍVIA

O mundo viu no último dia (26/06), mais uma tentativa de golpe em um país democrático e nosso vizinho de fronteira, dessa vez foi na Bolívia. Felizmente o modelo de golpe “a moda antiga” como ocorreu no Brasil em 1964 com exibição de tropas e tanques de guerra nas ruas terminou com a vitória da democracia e a prisão do general idealizador do golpe. A democracia venceu mais uma vez em um país da América Latina.    

Situação parecida ocorreu no Brasil, o ex presidente que tentou articular um golpe sem sucesso (felizmente), após perder as eleições presidenciais, apoiado por uma pequena parcela dasforças armadas brasileiras e seguidores, que também fracassou e na incursão. Já sob o novo governo do presidente Lula, em 08 de janeiro de 2022 baderneiros apoiado pela extrema direita e o ex presidente, autor “intelectual” do fracassado golpe, promoveram um verdadeiro quebra-quebra nos três poderes da república.  

Alguns desses estão presos e condenados por tentativa de golpe de estado, mas diferente da Bolívia, o mentor, o ex presidente Jair Bolsonaro ainda não teve nenhuma responsabilização pelo ato criminoso.

As forças democráticas organizadas em associações, ONG’s, cooperativas, sindicatos progressistas e partidos políticos,precisam não baixar a guarda e se manterem firmes na defesa da democracia e no combate a pensamentos retrógrados que uma parte da elite conservadora brasileira tenta impregnar na sociedade.

Está chegando mais um período de eleições no Brasil e precisamos conscientizar o povo para votar com consciência. Impera no senso comum da sociedade o perigo constante desse pensamento fascista que tem tomado conta de parte do planeta, com atitudes conservadoras fanáticas radicais. Essa gente não tolera o contraditório, são inimigos da democracia e tenta através de variadas formas manipular a mente das pessoas com Fake News através das redes sociais.

O reflexo desse pensamento conservador e fascista está no Congresso Nacional onde temos uma grande maioria de parlamentares representando essa parcela da sociedade que aprovam ideias conservadoras e danosas ao povo brasileiro. Exemplo disso foi a recente publicação do Deputado do Partido Liberal S.P. Ricardo Salles ao divulgar nota apoiando a tentativagolpe fracassado na Bolívia.

O mundo deve estar atento para combater e varrer da sociedadeações advindas de pensamento conservador que insiste em superar o ideal de democracia.  


Orlando Helber - Diretor Geral Sinttel Bahia 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais