Notícias 22/03/2024

OI, A VILÃ DO SETOR?

A privatização do segmento TELECOM ocorreu em 29 de julho de 1998 na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, e o Sinttel Bahia estava presente através dos dirigentes: Edla Rios, Antônio Novaes, Jorge Julio e Orlando Helber e outros militantes voluntários, os quais se deslocaram de ônibus fretado pela CUT Bahia de Salvador até o Rio de Janeiro  em um bate e volta, para fazer vigília junto com dos demais dirigentes sindicais dos Sinttel’s do Rio e de outros estados,   contestando a forma arbitrária como se dava a entrega da empresa.

Mesmo com várias ações judiciais em curso, das quais o Sinttel Bahia era uma das partes envolvidas, a ordem do Ministro Sergio Mota e do presidente FHC era privatizar as teles de qualquer jeito, e assim foi feito.

O sistema Telebrás com suas subsidiárias tinham muita credibilidade na sociedade brasileira e baiana. A estatal tinha um quadro qualificado de empregados nas várias concessionárias dos estados que perfazia cerca de 90 mil trabalhadores diretos.

A partir daí esta operadora que ganhou o nome de TELEMAR, ficou responsável pela telefonia fixa de boa parte do país. Mais tarde com a aquisição da Brasil Telecom, toda telefonia fixa do país passou a ser gerida pela TELEMAR.

A TELEBAHIA foi criada em 1974 e na década de 80/90 já tinha mais de 4 mil trabalhadores em seu quadro, sendo uma das grandes concessionárias de Telecom de telefonia fixa do país, ficando atrás na quantidade de empregados só do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Em 22 de maio de 1989 antes mesmo da privatização foi criada a TELEMAR como holding de 16 empresas estaduais operando no Norte, Nordeste e Leste do país.

MAPA DA ENTÃO TELEMAR

Foram investidos R$3.4 bilhões na construção da holding. O controle ficava nas mãos do consórcio AG Telecom, formado da seguinte forma: Andrade Gutierrez Telecomunicações 21,2%, Grupo Inepar 20%, Grupo Macal 20%,  Fiago Participações e Fundo de Investimento Nacional 18%.

Os empregados desta operadora a partir destas mudanças tiveram o desprazer de ver acontecer corriqueiramente demissões em massa ano após ano, assim como a troca de gestores no mesmo ritmo. 

A qualidade dos serviços que passaram a ser terceirizados em larga escala, também diminuiu consideravelmente na operadora, porque a partir daí o que interessava aos controladores era a quantidade grana que ganhavam e não mais qualidade dos serviços prestados à sociedade. A tônica era e é a terceirização de tudo, seguindo à risca a cartilha neoliberal.

Com a ascensão da telefonia móvel, a empresa passou a investir nesse setor em 2002 já com outra marca, sendo criada a atual Oi S.A.

Em 2007 foi extinta definitivamente a marca TELEMAR e todos os negócios da companhia passaram a funcionar sob a marca Oi.

Cada mudança que vem ocorrendo com a troca de controladores e troca de marca, vem junto o pacote de maldades com demissões e aumento das terceirizações, precarizando o trabalho há cada negociação de Acordo Coletivo de Trabalho que o sindicato faz com a empresa.  

A Oi não tem tido vida fácil, já está na 2ª Recuperação Judicial com dívida de R$44,3 bilhões e a consequente desvalorização na Bolsa de Valores. Esta 2ª R.J. aconteceu em março de 2023 e não consegue convencer seus credores de que vai sair do outro lado.

A CAMINHO DE NOVO PLANO DE R.J.

Nesta próxima 2ª feira, dia 25 de março terá uma nova assembleia atendendo pedido da Anatel para aguardar negociação de acordo com o TCU. Os credores da Oi decidiram em assembleia nesta 3ª feira, 05 de março de 2024 adiar a votação do novo plano de recuperação judicial da companhia.

Os sindicatos do setor estão atentos a tudo isso e através de suas Federações estão tentando mostrar ao Governo Federal com pedidos de audiência com o TCU, Casa Civil, Anatel, Ministério do Trabalho, etc, e esclarecer que a empresa Oi é viável. O impacto social negativo que será a descontinuidade dos serviços da operadora Oi é o pior possível. Mais da metade dos municípios do país é atendido exclusivamente por esta empresa. Isto sem falar nos milhares de postos de trabalho diretos e indiretos afetados com uma decisão desastrosa de descontinuidade.

Por isso nós do Sinttel Bahia preocupados com o desfecho que viera a acontecer com a operadora Oi, nos sentimos na obrigação de esclarecer a todos que estaremos sempre do lado dos trabalhadores e da sociedade por uma empresa que seja transparente, democrática e sirva bem ao povo brasileiro e baiano.

O que pleiteamos:

  1. Manutenção dos postos de trabalho  
  2. Continuidade dos Serviços
  3. Garantia dos créditos da Fundação Atlântico.

 

Orlando Helber é dirigente do Sinttel Bahia.

22/04/2024

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais