Notícias 08/03/2024

Informativo Contax: CONTAX APRESENTA PROPOSTA VERGONHOSA APÓS PRESSÃO DO SINTTEL

Finalmente após 3 meses da entrega da pauta de reinvindicação, a Contax resolveu sentar na mesa de negociação na última sexta-feira para apresentar uma proposta e iniciar as negociações para renovação do Acordo coletivo de 2024

Mais uma vez a Contax decepcionou apresentando uma proposta medíocre e indecente. Sobre o reajuste salarial, a Contax não ter condições financeiras de conceder no mês de janeiro, data base do ACT, e propõe aplicar o reajuste de salários e benefícios em junho/24, um verdadeiro absurdo.

Todo ano a mesma história, trocar o reajuste das cláusulas econômicas por um abono “cala boca”. A desculpa desse ano são prováveis pagamentos da RJ que se iniciam agora em abril de 2024, para trabalhadores ativos e desligados, só que não falam que tiveram uma generosa redução de 85% da sua dívida com os credores.

De forma dura e enfática o Sinttel rejeitou a proposta indecente de imediato, deixando claro que não vai ficar calado diante de tanta desumanidade. Os trabalhadores já estão saturados desse ciclo vicioso da empresa e caso não apresentem nos dias 12 e 13 de março uma nova proposta, o sinttel iniciará as suas ações juntamente com os trabalhadores na porta da empresa, até que a Contax sinta que os seus funcionários precisam e merecem ser valorizados.

Comparem abaixo, a proposta do SINTTEL e a resposta da empresa:

 

PAUTA

PROPOSTA DO SINDICATO

RESPOSTA DA EMPRESA

Piso Salarial

Reajuste retroativo a janeiro

 

 Passa para salário mínimo em junho/24

Abono compensatório para quem ganha mínimo deste período,

Sem abono e pagar retroativo a janeiro sobre diferenças, inclusive FGTS e INSS

Dividido em 4 parcelas

Salários acima piso

Salários acima piso INPC + ganho real

2,5% na folha de junho;

VR/VA; Aux. Creche; aux. PNE e demais

INPC + ganho real

 

Redução coparticipação VR/VA para filiados;

Reajuste de 2,5% a partir de junho, sem retroatividade e nem abono

Folga aniversário

Manutenção folga aniversário sem critérios de ABS;

Filiados com direito a escolha do dia da folga.

Retirada da folga aniversário;

 

Plano de Saúde

Plano saúde para todos;

Filiados sem custo de mensalidade/coparticipação.

Não estender para todos, mantendo como já aplicado

 

Folga Educação / filiados

Aumento de quatro folgas anuais (uma por trimestre)

Manter duas folgas anuais (uma por semestre)

Ticket nas Férias

Recebimento da carga mensal, do ticket para filiados
 

Negou

Atestado de acompanhamento (médico e reunião escolar)

Aumento na quantidade de dias, dos atestados de acompanhamento a reuniões escolares e médico para os filiados;

 

Inclusão de acompanhamento de pais idosos ao médico;

 

Negou (manter clausula atual)

 

 

 

RESPOSTAS AOS TRABALHADORES

 

ATESTADO MÉDICO:

Em virtude da recusa da empresa em aceitar atestados por exigência de validação dentro do prazo de entrega, o sindicato solicitou uma audiência na Delegacia Regional do Trabalho, onde ficou claro e provado que em nenhum momento isso foi negociado e o prazo era apenas para apresentação, diante da intervenção do sindicato e da DRT que entenderam que a CONTAX estava descumprindo o acordo coletivo vigente, a mesma recuou e agora o trabalhador terá tranquilidade em se recuperar nos três dias, apenas lançando no APP disponibilizado pela empresa (closecare) dentro deste prazo de 3 dias corridos e caso a CONTAX exija validação, o trabalhador deverá se apresentar apenas no 4º dia, após expirado prazo de lançamento.

OBS.: Os trabalhadores que nos 3 últimos meses lançaram os atestados e foram negados por não ter comparecido dentro do prazo dos três dias, favor sinalizar seu gestor para comunicar ao ambulatório e procurar estes para tratamento;

 

FOLGA ANIVERSÁRIO

A empresa vem mudando alguns temas para adequação a suas necessidades, contudo, estamos acompanhando, uma delas é a folga aniversário que abrange ABS. Sempre foi aplicado o ABS injustificado e para surpresa do trabalhador e do sindicato no final do ano passado a CONTAX considerou todo e qualquer ABS (justificado e/ou injustificado). O SINTTEL reiterou com a CONTAX que o negociado e aprovado em assembleia deve ser cumprido. A Contax ficou de nos dar respostas até próxima reunião onde já deixamos claro que não aceitaremos mudanças não negociadas.

 

PAGAMENTO DO FGTS

A empresa não efetuou o recolhimento do FGTS para os trabalhadores que prestam serviços a OI, diferente dos demais que estão tendo seus depósitos em dia. O Sinttel deixou claro que independente de produto que esteja prestando serviço, os trabalhadores são funcionários da CONTAX por igual e não contratados pelo cliente. A empresa se comprometeu a regularizar essa situação, estamos de olho.

BH E COMPENSAÇÃO POR CONVENIÊNCIA DA CONTAX

O Sinttel cobrou que a empresa respeite a clausula 9°do Act vigente, onde estabelece o prazo de 180 dias para compensação sobre as horas positivas e negativas. Só que quando é para pagar a CONTAX considera o prazo de 180 dias, mas quando o trabalhador deve horas tem que pagar em 30 dias. Dois pesos e duas medidas.

 

 

LEIA O INFORMATIVO COMPLETO

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais