Notícias 04/01/2024

CAMPANHA SALARIAL LOGOS: TRABALHADORES APROVAM PRÉ-PAUTA DO SINTTEL

Durante o mês de dezembro o Sinttel Bahia realizou em Salvador e no interior da Bahia, um total de 29 assembleias com os trabalhadores da LOGOS, onde foi aprovada por unanimidade a proposta de pré-pauta apresentada pelo sindicato. Na oportunidade os dirigentes sindicais também levantaram os problemas denunciados pela categoria, onde o sindicato elaborou um relatório que já foi encaminhado para a diretoria, esperamos que todas as providências sejam tomadas com urgência.

                                           AUXÍLIO CRECHE É DIREITO DA TRABALHADORA

A LOGOS tem dificultado ao máximo o acesso das trabalhadoras ao recebimento mensal do auxílio creche, tem mães que estão a vários meses sem receber o valor por conta de informações desencontradas do RH. Fica até parecendo uma estratégia da empresa para que as trabalhadoras não busquem seu direito. Essa situação não é caso isolado e sim, uma prática corriqueira da LOGOS.

 

SINTTEL PROPÕE AUMENTAR O TME (TEMPO MÉDIO DE ESPERA)

Diante de tantas reclamações referente aos atendimentos nas lojas, o SINTTEL inseriu na pré-pauta o aumento do TME ao qual chamamos de tempo médio de exploração dos trabalhadores de 15 para 30 minutos, conforme resolução ANEEL 1.000 de 07 de dezembro de 2021. Esse aumento é importante devido à sobrecarga de trabalho imposta pela COELBA e LOGOS. O SINTTEL também irá buscar os Órgãos de defesa do consumidor caso a empresa não altere esse tempo.

 

LOGOS IMPÕE AOS TRABALHADORES DESVIO DE FUNÇÕES

Durante nossas visitas as lojas Logos, presenciamos um absurdo que vem acontecendo. Foi percebido que algumas lojas do interior que a funcionária responsável pela limpeza da loja, só trabalha meio expediente, ou seja, o resto do turno os atendentes estão sendo obrigados a realizarem a limpeza dos sanitários e varrição das lojas, um verdadeiro absurdo, já que não é função deles essa tarefa. Os clientes sujam o sanitário, entopem o vaso, não dão descarga com isso, os atendentes agora são obrigados a fazerem vigília na saída de quem usa o banheiro, para deixar o mesmo perfumado para o próximo que vai entrar, sem falar que o material de limpeza é comprado pelos trabalhadores, inclusive bom ar.

Outra imoralidade é que tem lojas onde os trabalhadores e trabalhadoras além de realizar os atendimentos aos clientes da COELBA, tem que parar para servir água aos clientes.

Na Loja de Pirajá em Salvador, como se não bastasse tanta incoerência, as atendentes são obrigadas a abrir e fechar o portão do estacionamento que mede quase 03 metros de altura. Uma vergonha.

A empresa tem obrigação de ter uma pessoa de serviços gerais e na portaria no horário de funcionamento da loja, para que seus atendentes não parem seus atendimentos para exercer outras funções.

 

 

 

 

 

 

PREPOSTOS DA COELBA DANDO ORDENS AOS ATENDENTES

O Sinttel Bahia pediu providências para a LOGOS notificar a COELBA, em virtude de que prepostos da concessionária estão se deslocando para as lojas e exigindo que os atendentes cumpram suas ordens. O contrato de trabalho dos trabalhadores é com a LOGOS e não com a COELBA.

 

TRABALHADORES SUA SENHA É PESSOAL E INTRASFERÍVEL

Na última audiência ocorrida na Delegacia Regional do Trabalho, o sindicato solicitou uma mediação referente a prática que a LOGOS tenta implantar a cobrança por erro de procedimento. Não houve acordo, mas o sindicato conseguiu o compromisso da empresa em suspender os descontos até a próxima audiência que ocorrerá no dia 25 de janeiro de 2024. O SINTTEL é contrário entendendo que o risco do negócio é da empresa e não do trabalhador, se a LOGOS atendeu aos caprichos da COELBA em aceitar a aplicação de multas, a LOGOS que assuma, não os trabalhadores. A LOGOS deixou claro na mediação, que não orienta aos trabalhadores a compartilharem senhas e que em caso de detecção, quem compartilhou será desligado. O SINTTEL orienta a todos que não apliquem esta prática.

 

 

REUNIÃO OPERACIONAL COM A LOGOS

O SINTTEL no último dia 26 de dezembro, esteve reunido com o Diretor da LOGOS, onde foram discutidas questões referente as condições de trabalho e também dá início as negociações para renovação do acordo coletivo de trabalho 2024 que tem como data base 1º de janeiro. No próximo informativo daremos maiores informações sobre esta reunião.

 

LEIA O INFORMATIVO COMPLETO

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais