O Sinttel Bahia, a Comissão de Negociação da FENATTEL e a CLARO, se reuniram pela terceira vez no último dia 03 de outubro com o objetivo de dar continuidade a discursão das cláusulas sociais e econômicas do acordo coletivo que terá vigência no período de setembro de 2023 a agosto de 2025 e os aditivos de escalas, PPR 2023.
Nesta reunião, os esforços foi concentrado na discursão do ACT 2023-2025, pois a PPR 2023 a Claro avançou e já informou que já esgotou as possibilidades pois a proposta já chegou ao patamar do ano anterior na elegibilidade, incluindo somente a exigência nos casos dos trabalhadores desligados no período vigente que deverá entrar em contato com a empresa para atualização e autorização de dados para deposito dos valores proporcionais.
Confira a proposta apresentada pela empresa para o ACT.
Acordo Coletivo 2023/2025
• Reajuste salarial e do piso salarial: 2,4% a partir de março/2024.
• VR/VA, Auxílio Creche, Auxílio Educação Especial, Auxílio Medicamento e Quebra de Caixa: reajuste de 4,06% em janeiro/2024.
• Manutenção das demais cláusulas do Acordo vigente,
A postura intransigente da Claro em não discutir a pauta apresentada ponto a ponto e não buscar evoluir e atualizar as cláusulas importantes apontadas pelos trabalhadores gera uma revolta e decepção. Os Sindicatos recusaram a proposta do Acordo Coletivo por considerá-la muito distante da realidade com a apresentação de números lamentáveis onde em uma linha de tempo primeiro apresentou congelamento de salários para manutenção dos postos de trabalho em seguida, 2% nos benefícios com congelamento até fevereiro de 2024, piso e salários 1,2% congelado até abril 2024 para os reajustes de salários e benefícios.
Contraproposta da Comissão de Negociação
Uma nova reunião de negociação do Acordo Coletivo 2023/2025 está agendada para o dia 09/10 com a Claro.