Saúde 01/09/2023

INFORMATIVO: SETEMBRO AMARELO PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

O mês de setembro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção e combate ao suicídio, tendo o dia 10/09 como data mundial.  A campanha acontece no Brasil desde 2014, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) se uniram para organizarem o Setembro Amarelo.

Segundo o levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho. O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.

FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO

Pedir ajuda é a melhor solução, e para isso é preciso primeiramente entender que assim como as doenças físicas, as doenças psicológicas podem ser tratadas por especialistas.  O Centro de Valorização da Vida (CVV) orienta que é preciso ficar alerta aos sinais de adoecimento psicológico:

Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”.  

Essas ações podem indicar necessidade de ajuda. O número 188, que funciona 24h e é gratuito, é um canal que visa dar suporte a pessoas. O contato também pode ser feito pelo e-mail setembroamarelo@cvv.org.br, e chat no site www.cvv.org.br.

Dica: Não podemos negligenciar a gravidade do adoecimento psicológico culpando de alguma forma a pessoa doente. Lembre-se: Qualquer pessoa pode ser acometida por uma questão emocional.

TELEOPERADOR E A SAÚDE MENTAL

O ambiente de trabalho do(a) teleoperador(a) é estressante com a constante pressão de atingimento de metas, de tempo de atendimento, de avaliação, consumindo aos poucos a saúde física e mental do trabalhador.

Diariamente o Sinttel Bahia vem recebendo denúncias anônimas dos trabalhadores que estão sofrendo ameaças de demissões, pressões psicológicas, sendo tratados com gritos e sendo fiscalizados pelos supervisores dentro dos banheiros, com isso tirando o direito de suas necessidades básicas, garantida por lei.

 

SINTTEL BAHIA EM AÇÃO NO COMBATE AO SUICÍDIO, ASSÉDIO MORAL E SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

Diante dos desafios diários e característicos do setor de Teleatendimento o Sinttel Bahia através do seu departamento de Saúde, estará na porta das empresas realizando levantamento através de questionário sobre assédio moral e saúde mental no trabalho, mantenha o seu sindicato em alerta, sua participação é importante.

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO PARA ASSOCIADOS

O Sinttel disponibiliza atendimento psicológico para seus associados.  Para agendar basta entrar em contato através do Whatsapp do departamento de saúde (71) 9606-6882 e se dirigir à sede da entidade, no bairro de Nazaré, em Salvador. Os atendimentos são todas as quintas, das 13h ás 17h, por ordem de chegada.

 

LEIA O INFORMATIVO COMPLETO

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais