Notícias 22/08/2023

Sinttel e sindicatos se reúnem com a claro e rejeitam proposta do PPR 2023

Na última quarta-feira (16), O Sinttel Bahia, e os representantes dos sindicatos filiados à FENATTEL se reuniram com a Claro, para iniciar as tratativas do PPR 2023. Após a apresentação das metas de atingimento feita pela empresa, o Sinttel e os sindicatos recusaram a proposta apresentada.


No início da reunião a Comissão de Negociação da FENATTEL fez um adendo, o repudiando a forma de divulgação dos resultados encaminhados aos sindicatos no ano anterior, aos quais não correspondiam aos apresentados pelas regionais aos trabalhadores, o que criou um alvoroço na categoria.

A proposta apresentada pela Claro não empolgou a comissão trabalhista, uma vez que do lado patronal houve um crescimento econômico significativo da empresa, em média 7,5%. Os sindicalistas analisam que os índices e metas apresentados pela Claro são um tanto agressivos e inatingíveis aos trabalhadores. Dessa forma, reivindicam uma readequação dos índices e que a empresa apresente uma nova proposta, em um novo encontro.

A Claro quer exigir 90 dias de empresa para pagar o PPR para novos trabalhadores, proporcionalidade de PPR para transição de cargo e não pagamento de PPR a todos os desligados. E lamentavelmente, a Claro quer fazer o pagamento só em junho de 2024.

Quanto aos critérios de elegibilidade, os sindicatos rechaçaram totalmente a proposta apresentada e reivindicaram que a empresa reveja a política desse critério para o Programa deste ano. 

Durante a reunião a Claro apresentou os resultados acumulados até o encerramento do 2º trimestre do calendário do programa, que estão nos seguintes patamares, confira a baixo:

Tais números representam em salários (até junho):

 

- Corporativo e áreas de suporte ao negócio = 2,47 salários.

 

- Unidade de consumo = 2,70 salários.

 

- Unidade empresarial = 1,67 salário.

 

Segundo a Claro, a expectativa de crescimento para o segundo semestre é positiva.

A Comissão de Negociação da FENATTEL cobrará da empresa o acompanhamento e divulgação dos resultados de forma simultânea.

Uma nova reunião foi marcada para o dia 05 de setembro para dar prosseguimento às negociações do PPR e iniciar as negociações do Acordo Coletivo.

 

Com informações: Sintetel 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais