Notícias 11/05/2023

14 de Maio – Dia das Mães

 

14 de Maio – Dia das Mães

O Sinttel Bahia quer prestar uma homenagem justa a todas as mães trabalhadoras, que são as responsáveis por vidas e histórias, muitas lutas são representadas por essas mulheres fortes e guerreiras, que não desistem de alcançar vitórias e direitos para elas e os seus.

O Sinttel espera que, neste domingo, todos os filhos prestigiem suas mães e façam valer os anos de sonhos e planejamentos para uma vida digna e honrada.

A data - O Dia das Mães é uma data em que se homenageia a mãe e a maternidade. A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera (no hemisfério norte) era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

No Brasil, é comemorado no segundo domingo de maio. A data foi oficializada em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas, a pedido da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. A ideia era valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano.

 

Desafios das mulheres e mães em ​home-office

Em uma pesquisa realizada pela Catho, mostra que cm a pandemia 92% das mulheres que estão em home office tem que   dar conta de suas atividades do trabalho, além delas serem mães chefes de família, aquelas que preparam as refeições, limpam a casa e cuidam dos filhos.

O número de mulheres, mães solo no país chega a mais de 11 milhões. Provedoras do lar, que estão sentindo as dificuldades relativas ao cuidado e a sobrecarga de tarefas potencializadas pela pandemia. Os dados da pesquisa mostram que tanto no home office, quanto trabalhando fora, a mulher acaba sempre sendo a maior responsável pelo cuidado dos filhos. Ainda de acordo com dados do IBGE, mães solo negras são maioria que enfrentam restrições severas no que diz respeito à moradia, saneamento e acesso à internet.

Na nossa categoria muitas mulheres chefes de família precisam se desdobrar para conciliar trabalho, filhos, falta de dinheiro e piora da saúde psicológica. O Sinttel Bahia vai continuar lutando por todas as mulheres e mães, sejam as teleoperadoras ou não, e também por um mundo melhor para seus filhos. 

 

Conquistas para as mães Teleoperadoras

 Por meio dos Acordos Coletivos de Trabalho são assegurados direitos importantes voltados às mães que atuam como teleoperadoras. Confira os principais:

Estabilidade provisória da gestação;

Abono acompanhamento em consultas médicas;

Acompanhamento nas escolas;

Política de valorização do Aux creche;

 

Para as filiadas

Psicóloga para mães filiadas ao sindicato

Orientação jurídica trabalhista e previdenciário

Mãe é sinônimo de força dentro e fora do ambiente de trabalho, ótimo dia das mães!

LEIA O INFORMATIVO COMPLETO

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais