Saúde 12/04/2023

INFORMATIVO: ABRIL VERDE

 

O mês de abril serve como um alerta a conscientização da Segurança e Saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, com isso surgiu a campanha ‘abril verde’, que tem como objetivo propagar informações qualificadas para fortalecer a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e adoecimento ocupacional.

O mês foi escolhido para representar essa campanha por ter duas datas relevantes: o Dia Mundial da Saúde (07/04) e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/04) que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, nos anos 60.

Muitos trabalhadores adoecem por conta da realização de suas atividades laborais, seja pela repetição de tarefas sem adequação ergonômica ou a exposição à agentes nocivos sem o uso de equipamentos de proteção, e acabam sofrendo pelo resto da vida com as consequências dessas enfermidades que poderiam ser evitadas.

O Abril Verde aponta a necessidade desses cuidados e conscientizar empregadores e funcionários o quanto eles são importantes, já que podem salvar muitas vidas e evitar consequências graves.

 

Acidente de trabalho – o que fazer?

Esse é um assunto que geralmente gera muitas dúvidas aos trabalhadores e trabalhadoras, mas nós vamos deixar tudo bem explicado agora.

De forma geral, ao acontecer o ACIDENTE DE TRABALHO, os passos a serem seguidos são: 

Comunicar o superior hierárquico imediatamente; procurar socorro médico; ir à empresa ou pedir que alguém vá para que seja providenciada a abertura da CAT. (É importante que no momento da abertura da CAT o trabalhador ou pessoa indicada esteja com o atestado médico em mãos. Assim a CAT pode ser preenchida de forma completa), Se for necessário o afastamento por um período superior a 15 dias, procurar a agência do INSS mais próxima para dar entrada no Auxílio doença de trabalho.

 

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE DE TRAJETO

Buscar atendimento médico; é muito importante que o acidentado peça o boletim de atendimento do SAMU ou depoimentos e contatos de quem lhe prestar socorro ou presenciou o ocorrido; Deve também guardar um cópia do Boletim de Ocorrência junto a Polícia, se for o caso.

Os documentos mencionados acima são importantes dentre outros motivos, para provar junto à empresa que realmente foi vítima de acidente no percurso.

O Trabalhador deve providenciar preenchimento da CAT junto à empresa. O comprovante de atendimento médico contribui também para o preenchimento da CAT de forma mais completa. Quando a empresa preenche a CAT sem o comprovante de atendimento Médico, é normal que o funcionário tenha que voltar ao Médico que o atendeu para providenciar.

 

Departamento de Saúde do Sinttel Bahia

O Departamento de Saúde do Sinttel Bahia é o setor responsável por atender a categoria telefônica, auxiliar e promover ações a fim de prevenir doenças ocupacionais e encaminhar para investigação do caso. 

Existe na sede do Sinttel Bahia atendimento psicológico toda quinta-feira das 13h ás 17h. Todo trabalhador que for filiado ao sindicato pode marcar sua consulta gratuitamente.

 

Agende pelo Whatsapp: (71) 99606-6882

 

 

Parceria Sinttel Bahia e Cerest Itabuna

 

O Sindicato firmou parceria com o Cerest (Centro Regional de Referência em Saúde do trabalhador) para ações de assistência à saúde e melhoria das condições de trabalho dos telefônicos.

Os Trabalhadores de Itabuna que necessitem de acompanhamento psicológico entre em contato com o Whatsapp do departamento de Saúde do Sinttel Bahia pelo (71) 99606-6882.

 

BAIXE O INFORMATIVO COMPLETO

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais