Mulheres 09/03/2023

INFORMATIVO 8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

DATA MARCA A FORÇA DAS MULHERES NA LUTA POR SEUS DIREITOS

 

O Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de março, é uma data histórica que marca as lutas e conquistas das mulheres pela transformação da sociedade. Se hoje as mulheres alcançaram muitos direitos, estão totalmente inseridas no mercado de trabalho, possuem condições, em muitos setores iguais aos homens, é resultado dessa luta travada ao longo do tempo.

Neste Dia Internacional da Mulher, O Sinttel Bahia presta sua homenagem a todas as trabalhadoras da nossa categoria e reforça seu compromisso de luta contra o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, com baixos salários, violência doméstica ou profissional, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Que a mulher seja homenageada não só hoje, mas todos os dias, com a intensidade que merece.  O Sinttel Bahia juntamente com a sua secretaria da mulher aproveitam para parabenizar, em especial, às mulheres sindicalizadas, no setor de telefonia elas representam 90%, e muito já fizeram e fazem para o crescimento da entidade.

 

SE CAUSA DOR NÃO É AMOR!

BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER.

A violência contra a mulher ainda é um problema que vem acontecendo diariamente no mundo.  Os números são assustadores e a violência contra a mulher se manifesta de várias maneiras, desde o estupro até a violência psicológica, e precisa ser combatida com urgência. As consequências desse tipo de violência são terríveis para as vítimas, podendo levar até à morte.

Segundo a pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança o boletim do Relatório Elas Vivem, divulgou que em todo o país, foram registrados 2.423 casos de violência contra a mulher somente em 2022. No estado Bahia aparece em terceiro lugar no país, e lidera em comparação com os dados de 2021 e também em número de feminicídio em todo o Nordeste. 

TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A agressão física não é o único tipo de violência contra a mulher. Há diferentes formas de violência doméstica e familiar que se enquadram nesse tipo de crime, que muitas vezes não são reconhecidas pela própria vítima. São elas:

 

  • Violência física: É a agressão física, o atentado contra a integridade física, podendo ou não resultar em lesão corporal.
  • Violência psicológica: Ações que causem danos psicológicos à mulher, como ameaças, chantagem, humilhação, perseguição, controle etc.
  • Violência sexual: é um tema delicado. A nossa sociedade vê a violência sexual apenas como o estupro praticado por um maníaco sexual. No entanto, ela é algo mais amplo, e o estuprador ou o criminoso sexual podem ser qualquer homem que: obrigue e coaja mulheres a participarem ou presenciarem relações sexuais; pratique assédio sexual; impeça a mulher de usar contraceptivos; retire o preservativo durante o ato sexual sem que a mulher perceba; induza uma mulher a praticar aborto sem que seja da vontade dela; exponha e divulgue imagens íntimas da mulher; e explore a mulher sexualmente por meio da prostituição.
  • Violência moral: Quando a imagem da mulher é atacada, por sua condição de mulher, por meio de calúnia e difamação.
  • Violência patrimonial: quando a mulher tem seus bens restringidos, subtraídos ou controlados pelo homem, retirando-se dela a liberdade financeira.

                                                                   

COMO DENUNCIAR UM CASO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER?

A Violência contra a mulher é crime, com pena prevista de até 3 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Há várias formas de fazer isso:

  • Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM):
    As delegacias especializadas são uma das mais importantes portas de entrada das denúncias de agressão. A Lei Maria da Penha estabelece que, após o Boletim de Ocorrência (B.O), o caso seja enviado ao juiz em, no máximo, 48 horas. A justiça também tem 48 horas para analisar e julgar as medidas de proteção á vitima que devem ser tomadas com urgência. Durante a quarentena, procure na internet alguma delegacia eletrônica do seu estado para registrar a ocorrência, pois é um ponto de atendimento importante.
     
  • Disque 190: a Polícia Militar deve ser acionada em casos de emergência.
     
  • Disque 180: o canal 180 é a Central de Atendimento à Mulher e recebe denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário, a central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de mais 16 países.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO AMBIENTE DE TRABALHO

A violência contra a mulher é uma realidade histórica no ambiente de trabalho, e vem crescendo e sendo praticada sob diversas formas, física, moral, psicológica e até mesmo institucional.  O assédio moral e sexual vem contribuindo para fortalecer a discriminação no ambiente de trabalho, em especial no que se refere às condições de trabalho das mulheres.

Com   promulgação da Lei Maria da Penha que completa 17 anos agora em 2023, as mulheres passaram a ter mais conhecimento sobre seus direitos e, com isso, o número de denúncias dessas violências aumentou.

Se você está sofrendo algum tipo de violência em seu ambiente de trabalho não tenha medo ou vergonha de buscar ajuda. DENUNCIE!

 

LEIA O INFORMATIVO COMPLETO

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais