Mulheres 03/03/2023

Setre divulga programação do Março Mulher 2023

 

Com o tema “Novo Projeto Político e Econômico e os Desafios pela Igualdade de Gênero”, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove uma série de ações em comemoração ao Março Mulher 2023, com foco nas mulheres em busca de autonomia por meio da inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A programação inclui ações presenciais e virtuais transmitidas pela Plataforma Google Meet e Redes Sociais do Sinebahia (Instagram e Facebook), incluindo cursos, oficinas, consultorias, palestras e ‘lives’ temáticas.

 

Durante todo o mês, a Rede Sine Bahia oferecerá 600 vagas para atividades gratuitas de capacitação profissional, na modalidade à distância e presencial, com certificados para as participantes.  As inscrições estão abertas até o dia 06 de março, por meio do formulário eletrônico: https://forms.office.com/r/nSj23v8tys. Os cursos online são: Redação, Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Libras e Telemarketing.

 

Na modalidade presencial, será ofertado o curso de Atendimento ao Público e as aulas acontecerão na Unidade Central, no Terminal de Pituaçu.

A abertura oficial da programação será dia 09 de março, na Unidade Central do SineBahia, com uma roda de conversa com o tema “Desigualdade e Violência contra as Mulheres no Mercado de Trabalho”, das 14 às 16h. Entre os convidados o secretário da Setre, Davidson Magalhães; a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, entre outras autoridades e representações.

 

Em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM), o Sine Bahia Mulher Móvel levará serviços de cadastramento e atualização cadastral, emissão de RG , orientação para CTPS digital, oficinas e palestras para os bairros de Paripe, Ribeira , Cajazeiras e Calabetão, além de outros serviços que serão executados por secretarias parceiras. O objetivo é contribuir para a (re) inserção de trabalhadoras no mercado de trabalho com ações na área de qualificação profissional.

 

O Sine Bahia Mulher Móvel estará também de 8 a 11 de março, na ação de saúde e cidadania promovida pela Secretaria da Saúde (Sesab) com apoio das Voluntárias Sociais, na Arena Fonte Nova, das 9 às 17h, oferecendo serviços similares aos levados aos bairros (ver programação abaixo).

Nas unidades do Sine Bahia Mulher, no Comércio e em Cajazeiras, estão programadas palestras sobre autoestima, competências socioemocionais para o mercado de trabalho, autocuidado feminino, ação de saúde e bem-estar e rodas de conversa.

Programação

08.03 – 8h às 12h

Palestra “Autoestima” com a psicóloga Isis Magarão e Oficina de Biodança com a professora Mariza Santiago

Local: SineBahia Comércio

 

03.03 – 14h às 16

Abertura Oficial

Roda de Conversa com o tema “Desigualdade e Violência contra as Mulheres no Mercado de Trabalho”

Convidados: secretário da SETRE, Davidson Magalhães; secretária da SPM, Elisângela Araújo; secretária da Sepromi, Ângela Guimarães; presidente da UBM, Juliana Campos.

Local: Unidade Central, Terminal de Pituaçu

 

08.03 a 11.03 – 9 às 17h

Ação Saúde e Cidadania - Março Mulher

Sine Bahia Móvel

Local: Arena Fonte Nova

 

10.03 – 9h às 12h

Ação Saúde e Bem Estar: dia de lazer e oferta de serviços de beleza como SPA para os pés, design de sobrancelhas, sorteio de brindes.

Local: Unidade Bahia Mulher – SAC Cajazeiras.

14.03 – 9h às 12h

Roda de Conversa: O papel da mulher na sociedade

Local: Sine Bahia Mulher – SAC Cajazeiras

 

16.03 – 9h às 12h

 

Palestra: Influência da Discriminação de Gênero na Autoestima da Mulher

Local: Unidade Sine Bahia Mulher – SAC Cajazeiras

 

22.03 – 18h

 

Live “O Contexto da Mulher Preta no Mercado de Trabalho”

Mediação: Kadine Santos (Coordenadora Geral da Rede SineBahia) e Greice França (Gerente da Unidade Central SineBahia)

Transmissão: Redes sociais do Sine Bahia (Instagram/Facebook)

23.03 – 9h às 12h

Ação Promoção à Saúde Feminina com a oferta de testes rápidos (sífilis, herpes e HIV), medição da pressão arterial e glicemia, orientações para a saúde da mulher, distribuição de preservativos femininos.

Local: Unidade do Sine Bahia Mulher – SAC Cajazeiras

 

SINEBAHIA MULHER MÓVEL NOS BAIRROS

 

Ação em parceria com outras secretarias de Estado, UBM e Sudesb com oferta de

diversos serviços de intermediação, lazer e debates para os seguintes bairros:

11.03 – Calabetão – Quadra poliesportiva do final de linha do Calabetão

18.03 – Cajazeiras – Ginásio de Esportes de Cajazeiras, R. Valdemar Magalhães Matos, 280 A - Fazenda Grande 2, Salvador - BA

25.03 – Itapagipe – ABEAC - Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania. Rua da Penha, nº 165 – Ribeira

31.03– Paripe - Rua Iriguaçu, 64 E Paripe - Sport Center Recrear (Próximo ao final de Linha da Cocisa)

 

Fonte: Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais