Notícias 26/09/2022

Setembro Amarelo

O mês de setembro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção e combate ao suicídio, tendo o dia 10 como data mundial.  A campanha acontece no Brasil desde 2014, quando a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) se uniram para organizarem o Setembro Amarelo.

Segundo dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 38 pessoas cometem suicídio por dia no Brasil,  chegando ao número de 14 mil casos por ano.  100% dos casos possuem ligação com alguma doença mental, como a depressão. A OMS divulgou ainda em 2020, que aproximadamente 5,8% de pessoas no Brasil sofrem da doença, e que até o final daquele ano, esse seria o principal motivo de afastamento do trabalho.

TELEOPERADOR E A SAÚDE MENTAL

O ambiente de trabalho do(a) teleoperador(a) é estressante com a constante pressão de atingimento de metas, de tempo de atendimento, de avaliação, consumindo aos poucos a saúde física e mental do trabalhador.

Segundo dados apresentados pelo Projeto Caminhos do Trabalho, um projeto da UFBA em parceria com o MPT, a cada 4 trabalhadores atendidos, 1 adquiriu alguma doença no primeiro ano de trabalho, e outros 2 adquiriram no segundo ano, ou seja, 75% adquiriram alguma doença. Hoje, o principal responsável pelo afastamento do trabalhador são as doenças psicológicas, que representam 56% dos casos.

Segundo a psicóloga Rita Santana, precisamos não trazer julgamentos, pois o que é frescura para um, para o outro é um beco sem saída.

“A metodologia de cobrança excessiva por metas, adoece o trabalhador, e é possível trabalhar de uma forma diferente, falo com propriedade, fui teleoperadora e supervisora, e basta ouvir os trabalhadores, oferecer um ambiente saudável para produzir melhor”

 

SINTTEL BAHIA NO COMBATE AO SUICÍDIO

Diante dos desafios diários e característicos do setor de Teleatendimento, o Sinttel disponibiliza atendimento psicológico para a categoria. Para ter acesso basta agendar previamente através do telefone (71) 3326-4077 e se dirigir à Sede da entidade, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador.

Além disso, possui parceria com instituições como o Centro de Atenção Psicossocial, que possui equipes multidisciplinares que prestam amparo aos portadores de transtornos psicológicos. O Sinttel também disponibiliza os canais de denúncias via email (sinttel.denuncia@gmail.com), whatsapp (71 8239-3709) e instagram (@sinttelbahia), para que os trabalhadores denunciem todo e qualquer comportamento que possam gerar impactos na saúde emocional.   

 

FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO

Pedir ajuda é a melhor solução, e para isso é preciso primeiramente entender que assim como as doenças físicas, as doenças psicológicas podem ser tratadas por especialistas.  O Centro de Valorização da Vida (CVV) orienta que é preciso ficar alerta aos sinais de adoecimento psicológico:

Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”.  

Essas ações podem indicar necessidade de ajuda. O número 188, que funciona 24h e é gratuito, é um canal que visa dar suporte a pessoas. O contato também pode ser feito pelo e-mail setembroamarelo@cvv.org.br, e chat no site www.cvv.org.br.

Dica: Não podemos negligenciar a gravidade do adoecimento psicológico culpando de alguma forma a pessoa doente. Lembre-se: Qualquer pessoa pode ser acometida por uma questão emocional.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais