A pauta de reivindicações com os pleitos dos trabalhadores foi entregue às empresas de teleatendimento em dezembro, um mês antes da data-base, que é janeiro. A pauta é a base do que será negociado entre empresa e sindicato na campanha salarial e contém cláusulas econômicas e sociais, como reajustes salariais e nos benefícios, além de folgas, licenças, férias, etc.
Depois de muita insistência do Sindicato, enfim, foi realizada no dia 27 de janeiro, a primeira reunião de negociação com a Tel Centro de Contatos. A empresa não apresentou uma contraproposta à pauta de reivindicações e afirmou que não reajustará os salários de forma automática.
O Sindicato iniciará um calendário de atividades em todos os sites da Tel com o objetivo de pressionar a empresa a oferecer uma proposta de reajuste nos itens econômicos que recomponha as perdas acumuladas nos últimos meses, o mais rápido possível.
As empresas do setor tiveram uma série de incentivos, como a suspensão dos depósitos do FGTS e o posterior parcelamento, a continuidade da desoneração da folha de pagamento, a possibilidade de suspensão de contrato, etc, portanto é injusto que congelem os salários dos trabalhadores que estão amargando aumentos sucessivos em itens básicos da cesta básica, gás de cozinha, gasolina, dentre outros.