Após meses de intensas discussões e nenhum consenso, a Tel Centro de Contatos apresentou a sua proposta para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho - ACT 2020 durante a audiência virtual realizada no dia 17 de setembro, com o Sinttel e o Ministério Público do Trabalho.
Apesar de conter avanços conquistados através da luta sindical, a proposta ainda está aquém do que é pleiteado pelo Sindicato e pelos trabalhadores.
Desde o mês de janeiro/20 que o Sindicato se reúne com a empresa para tentar fechar o Acordo e como não houve concordância com o que era apresentado pela empresa nas reuniões, a entidade sindical buscou as intermediações da Superintendência Regional do Trabalho – SRTE e do Ministério Público do Trabalho – MPT.
Para o Sindicato, o pagamento de um piso salarial para os trabalhadores com jornada de 180h equiparado ao salário mínimo nacional é uma bandeira de luta, tanto que essa foi a principal motivação para a greve histórica realizada no ano de 2018. Por isso a luta do Sindicato para que se avançasse nas negociações.
Levando-se em consideração a proposta rejeitada em agosto, avançamos no pagamento de reajustes no tíquete alimentação/refeição e no auxílio creche e para Portadores de Necessidades Especiais – PNE, no pagamento do abono para quem recebe acima do piso e no valor do abono referente às perdas com a inflação para os teleoperadores.
Essa foi a proposta construída no MPT e que será avaliada pela categoria nas assembleias a serem realizadas no dia 02 de outubro (sexta-feira), das 10h às 17h, em todos os sites da empresa (Salvador, Itabuna, Lauro de Freitas e Feira de Santana). As atas das duas audiências com o MPT estão no site do Sindicato e também podem ser consultadas no site do órgão (http://www.prt5.mpt.mp.br/). O número do processo é o 002077.2020.05.000-9.