Pressionada pelo Sindicato e pela categoria, a LIQ/Atma, enfim, resolveu responder aos questionamentos sobre os problemas que, infelizmente, se tornaram rotineiros, e dirimir dúvidas, alinhando as informações repassadas pela empresa.
Pontos como atrasos do pagamento de benefícios como o vale alimentação e o transporte, férias, além de cobranças para atingimentos de metas, dentre outros, foram abordados durante a reunião virtual realizada no dia 25 de agosto e que contou com representantes do Sinttel Bahia, da empresa e um grupo de trabalhadores.
Sobre os atrasos no pagamento do vale alimentação, refeição e transporte, a empresa afirmou que apesar de não ter nenhum atraso com relação aos VR/VA, reconhece que há divergência nas informações sobre descontos e créditos realizados, por isso acatará a sugestão do Sindicato e fará um mutirão junto ao RH para esclarecimento e resolução de problemas.
Sobre o não pagamento das vendas de acordo com a produção feita no mês, a empresa disponibilizará um extrato dentro do espaço do trabalhador (InfoLIQ) para que possam acompanhar diariamente sua produção e compará-la ao valor recebido em sua conta no dia do pagamento.
Referente ao atraso de salário, a LIQ informa ter ocorrido em um único mês devido a problemas de ajustes bancários, porém já foi corrigido e não mais ocorreu. Caso o trabalhador tenha seu crédito no dia subsequente ao 5º dia útil, pode ser por conta de compensação ou portabilidade do trabalhador, não sendo então caracterizado atraso de pagamento por parte da empresa.
Questionados sobre o aumento na assistência médica, desconto do vale alimentação, etc, os representantes da LIQ/Atma informaram que tiveram que repassar esses custos para os trabalhadores devido às condições econômicas da empresa e pela atualização de contrato com o Hapvida, mas asseguraram que qualquer nova mudança será comunicada previamente à categoria.
De acordo com os representantes da LIQ , tanto a cobrança excessiva para o atingimento de metas, quanto o estabelecimento de formas indevidas para entrega de resultados, não são direcionamentos da empresa. Portanto, as denúncias feitas pelos trabalhadores e pelo Sindicato serão averiguadas e as medidas cabíveis serão adotadas pelo setor responsável.
Para melhorar a comunicação entre os trabalhadores e a empresa, principalmente na tratativa de questões como recebimento de atestados médicos, recolhimento do INSS, folga aniversário (conquista do Sindicato no último ACT), etc, a empresa criará um núcleo específico.
O objetivo é tornar as informações transparentes e evitar os eternos ruídos de comunicação.