Notícias 26/03/2020

Ações do Sinttel no cenário da COVID-19

No último dia 24 de março,o Sinttel entrou em contato com o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, e cobrou ações que beneficiem o setor telefônico, como a liberação dos trabalhadores sem prejuízo das suas remunerações. Aguardamos a resposta do secretário e do governador @ruicostaoficial sobre o nosso pleito.

Essa ação sindical se soma às que adotamos nos últimos dias:


1. Emissão de recomendações às empresas do setor seguindo a Nota Técnica emitida pelo MPT e pela OMS;
2. Emissao de ofícios às secretarias estadual e municipal de saúde solicitando fiscalização e parecer técnico recomendando o fechamento e/ou redução significativa de trabalhadores nos call centers, dos trabalhadores de campo e das lojas;
3. Contato com parlamentares buscando apoio à nossa causa para pressionar a publicação de decreto estadual e/ou municipal a favor da categoria;
4. Mobilizações nas principais bases;
5. Entrevistas nos meios de comunicação para buscar apoio da sociedade e da imprensa à nossa causa;
6. Convocação de ato conjunto com todos os trabalhadores do setor de teleatendimento;
7. Acompanhamento das fiscalizações da Srte e pelo grupo de trabalho da Inspeção do Trabalho na Bahia nas empresas do setor;
8. Cobrança da disponibilização dos materias de prevenção como o álcool em gel nas empresas;
9. Monitoramento das informações sobre as ações adotadas pelos órgãos públicos que possam afetar o setor.

10.Reunião com o secretário da Saúde, Leo Prates

11.Reunião com o Ministério Público do Trabalho Federal

12. Emissão de ofício às empresas solicitando meios de transportes alternativos para os trabalhadores do noturno, a fim de resguardar sua integridade fícica; 

13.Emissão de ofício às empresas solicitando ajuda de custo na conta de energia para aqueles que estão em regime de home office;

14.Emissão de ofício às empresas solicitando o pagamento de verbas e benefícios aos trabalhadores afastados e em home office;

 

 

Os canais de comunicação do Sindicato estão à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras, que devem comunicar, caso as empresas não coloquem em prática medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus.

Vale ressaltar que, os órgãos competentes já tomaram as medidas cabíveis e estão à disposição da população para atendimento e retirada de dúvidas.

O Ministério da Saúde disponibiliza  o aplicativo “Coronavírus – SUS”  e o Disque Saúde 136 para informar e combater as Fake News que causam pânico na população.

A fim de diminuir a possibilidade de contágio do coronavírus, o Sinttel Bahia reduziu o fluxo de atendimento nos próximos 15 (quinze dias). Dessa forma o (a) trabalhador (a), que desejar vir à Sede (Salvador) ou à Subsede (Feira de Santana) da entidade deverá entrar em contato previamente através dos nossos canais de comunicação.  

Contamos com a sua participação nas redes sociais da entidade (@sinttelba), marcando os perfis  abaixo, a fim de chamar atenção para a situação do nosso setor:

@acmnetooficial
@leoprates
@fabio_vboas
@ruicostaoficial

 

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