O Sinttel Bahia convoca os(as) trabalhadores(as) da Claro para apreciarem em assembleias a proposta negociada para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2021 e Programa de Participação nos Resultados - PPR 2019. As assembleias ocorrerão na capital e interior conforme calendário.
Neste ano, as negociações com a Claro foram difíceis, já que a operadora propunha congelamento de salários e índices baixos para a renovação do ACT e indicadores distantes para o atingimento e ganhos dos trabalhadores no PPR, mas o Sinttel junto com a Comissão Nacional da FENATTEL resistiram e rejeitaram em mesa todas as propostas que não consideravam adequadas e justas, desta forma foi conquistado uma proposta de acordo com avanços significativos, como reajuste salarial e de piso na data base, aplicação da inflação do período em benefícios, reajuste de auxílio medicamentos – o qual a empresa não pretendia reajustar -, dentre outros pontos.
A proposta dos sindicatos era de 4% de reajuste salarial, pisos e benefícios, unificação dos valores de VA/VR, pagamento de PPR no mês de janeiro, horas extras indenizadas, adiantamento de 50% do 13% para janeiro/20, extensão do auxílio medicamentos para demais patologias, abrangência de empréstimo de valores no retorno de férias a todos os trabalhadores, extinção do gatilho do PPR, dentre outros pontos.
A empresa propõe 3,02% para o reajuste salarial, piso e quebra de caixa, sendo 2% aplicado em setembro/19 e 1% em janeiro/20. Para o tíquete alimentação, auxílio creche e medicamentos a proposta é de 3,28% a partir de setembro/19.