O assédio moral é uma prática que o Sinttel Bahia repudia e combate com veemência. O departamento jurídico do Sindicato atua bastante nessa questão e já foi vitorioso em ações que já penalizaram gestores e empresa que utilizavam deste artifício para prejudicar e muitas vezes adoecer trabalhadores e trabalhadoras.
Praticado de forma hierárquica, ou seja, quando o assediador (a) exerce uma função ou cargo superior ao assediado (a), resulta no desiquilíbrio do ambiente de trabalho causando um grande prejuízo à saúde emocional do trabalhador.
A pesquisa aplicada pelo Sindicato e respondida pelos trabalhadores no último mês aponta para dados estarrecedores e que demonstra a necessidade de atuação contrária à prática de assédio.
As estatísticas evidenciam o quanto um ambiente de trabalho mal gerido traz consequências que vão além do âmbito laboral, expõe situações de quadros emocionais afetados em decorrência de comportamentos inadequados, antiprofissionais e desumanos, o que desencadeia em baixa produtividade e insatisfação dos trabalhadores.