Segurança para os trabalhadores da LIQ
O Sinttel Bahia entregou à Secretaria de Segurança Pública do Estado, o abaixo-assinado que pede reforço na segurança para os bairros da Cidade Baixa, principalmente na Boa Viagem, Comércio e Uruguai, devido aos altos índices de assaltos e casos de violências denunciados pelos trabalhadores.
A ação de coleta de assinaturas foi iniciada em agosto e intensificada pelo Sindicato em novembro do ano passado, após um trabalhador da LIQ ter sofrido sérias agressões na região, em sua saída do trabalho, no turno da noite, horário em que o fluxo de pessoas é menor e a iluminação é precária.
O mutirão realizado diuturnamente conseguiu recolher mais de cinco mil assinaturas de trabalhadores de teleatendimento, comerciantes, moradores locais, estudantes universitários, transeuntes e apoiadores da causa.
“A medida a ser tomada pela secretaria beneficia a toda a população, que poderá realizar suas atividades do dia a dia com a garantia de que o policiamento será efetivo na região do Comércio, Boa Viagem e Uruguai. Uma vitória que vai além dos trabalhadores em teleatendimento”, ressalta a dirigente sindical responsável pela abaixo assinado, Gleide Sales.
O secretário da pasta, Maurício Barbosa, informou tratar da situação com brevidade e uma reunião será agendada com 16ª Companhia de Policiamento Independente – CIPM.
Lanche que cabe no bolso
Agora os trabalhadores da LIQ terão acesso à refeições com preços que cabem no bolso. Isso porque o Sindicato solicitou à empresa que comercializa alimentos internamente, a adequação de preços dos produtos ao valor do tíquete refeição estabelecido no ACT.
Para garantir a manutenção da saúde, disposição e energia dos trabalhadores, o Sindicato ainda solicitou a venda de lanches mais saudáveis.
Agora, além de comer mais barato, o trabalhador escolhe o que é melhor para seu bem estar!
Higienização já!
Em reunião quinzenal realizada entre empresa e Sindicato para discutir demandas apresentadas pelos trabalhadores aos canais de comunicação, foi cobrado da LIQ efetividade na higienização dos ambientes, assim como uma resolução para a presença de pombos.
A LIQ se comprometeu a colocar um mural ao lado dos bebedouros com informações sobre os prazos para trocas de filtros e as condições sanitárias da água.
Para afastar os pombos dos locais de alimentação foi implantado uma cerca de arame em torno dos beirais dos prédios - locais que são de escolha para pouso destes animais - para impedir a permanência dos mesmos no local.
Canal de comunicação rápido
O Sinttel solicitou à empresa a implementação de um canal de comunicação rápido a fim de dar celeridade em sanar todas as dúvidas relacionadas a contracheques, vale transporte, atestados médicos e demais informações.
A empresa informou que implantará no sistema perfil LIQ, o canal FAQ - Frequently Asked Questions, ou seja, “Perguntas mais frequentes”, onde as mensagens enviadas serão respondidas de forma rápida e precisa.
Vamos ficar de olho!
Sindicato barra mudança da RV
No mês de janeiro, o Sindicato recebeu as denúncias de que a LIQ havia alterado unilateralmente um dos critérios que compunha o pagamento da Remuneração Variável - RV dos trabalhadores do produto Itaú.
A atitude da empresa fugiu totalmente do assegurado no ACT, que informa que toda e qualquer mudança deve ser discutida com o Sindicato e só poderá ser aplicada com comunicação prévia de 30 dias.
O Sinttel entrou em ação e cobrou da empresa a suspenção da prática de forma imediata, o que foi acatado.