Após muita cobrança da Comissão Nacional da FENATTEL - a qual o Sinttel Bahia faz parte - para que se iniciassem as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2019 – ACT da OI, cuja data base é novembro, a operadora finalmente se reuniu com os sindicatos no dia 22 de novembro, no Rio de Janeiro.
A empresa chegou em reunião alegando dificuldades financeiras em função de recuperação judicial e apresentou a proposta de congelamento dos salários e benefícios até setembro de 2019, o que além de ser um desrespeito, não reflete as necessidades dos trabalhadores.
O Sinttel entende a atual situação econômica da empresa e defende a sua permanência no mercado de trabalho com geração de empregos, mas não abre mão de lutar pelos direitos dos trabalhadores e manutenção dos benefícios conquistados. Portanto, a proposta da empresa foi recusada e uma nova rodada de negociação será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, na qual o Sindicato reafirmará seu posicionamento e reivindicará os pleitos dos trabalhadores. A Bahia será representada pelos dirigentes sindicais Orlando Helber e Joselito Ferreira.