Notícias 15/03/2022

Prefixo obrigatório reduzirá postos de trabalho em Call Centers

Reprodução: A Tarde

Após decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que torna obrigatória a identificação do prefixo 0303 em ligações realizadas pelas empresas de telefonia móvel e fixa, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel-Ba) enxerga medida com bastante preocupação para o setor de teleatendimento/telemarketing. 

“Embora essa decisão seja favorável a um incômodo da sociedade diante de inúmeras ligações de ofertas de produtos ou serviços, entendemos que teremos a longo prazo um impacto direto na redução dos postos de trabalho e, por consequência, o aumento do desemprego, em especial na Bahia, que em razão da crise sanitária foi um dos estados mais afetados com demissões”, afirma o dirigente sindical, Gildomar Santana

De acordo com o Sindicato, antes da pandemia a Bahia possuía cerca de 40mil trabalhadores, concentrando em Salvador o seu maior contingente, 27mil. Atualmente, a realidade é de 22 mil na capital baiana e 27mil em todo o estado.

“Ainda que seja um mecanismo que busca resolver uma queixa popular antiga, essa contenção de chamadas vai impedir, posteriormente, o operador de telemarketing de realizar o seu trabalho.  Observamos que, já nestes primeiros dias após a decisão, houve uma redução de 35% nos serviços ativos, ou seja, aqueles em que o teleoperador faz a ligação para o cliente”, explica Santana.   “Outro ponto que precisa ser levado em consideração é que as ligações indesejadas não são inicialmente de autoria humana, e sim uma consequência da robotização adotada pelas empresas que visaram apenas a redução de custos com mão de obra, não levando em consideração a qualidade do serviço. O trabalhador é a ponta do iceberg e justamente aquele que será penalizado”, completa. 

A regra foi publicada no Diário Oficial da União em 10 de dezembro de 2021 e começou a valer no dia 10 de março do ano vigente, devendo ser cumprida pelas operadoras de telefonia móvel e fixa.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais