Notícias 09/07/2020

Atento frusta negociação do ACT na SRTE

Mesmo passados seis meses da data base do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT da Atento, que é 1º de janeiro, a empresa insiste em empurrar a negociação com a barriga. Como a discussão para fechamento do ACT não avançava em âmbito nacional, o Sinttel Bahia solicitou mediação da Superintendência Regional do Trabalho – SRTE da Bahia como forma de pressionar e agilizar para o fechamento do acordo estadual, o que não ocorreu na mediação realizada no dia 08 de julho.

Como desculpa para não apresentar uma proposta para fechamento ACT na Bahia, o Sinstal, Sindicato patronal que representa a Atento, alegou que só negocia o acordo nacionalmente, portanto, que a empresa não discutiria o acordo de forma estadual.

O que acontece é que, mesmo nos estados onde a empresa já fechou o acordo nacional, a Atento não tem cumprido com o prometido, deixando de reajustar os salários nas datas estabelecidas.

Na mediação, o representante do Sinstal deixou nítido que não deseja negociar o acordo neste momento. O Sinttel Bahia manteve o posicionamento de que a empresa precisa fechar o Acordo coletivo o quanto antes, pois sabemos das dificuldades que os trabalhadores e trabalhadoras estão enfrentando há meses com os salários e benefícios congelados, principalmente em um momento difícil como este que todos estamos passando com a pandemia.

Como não houve avanço nas discussões, uma reunião será realizada no dia 17 de julho entre o Sinttel Bahia e o Sinstal. Esperamos que a Atento e o Sinstal revejam os seus posicionamentos e apresentem uma proposta para fechamento do ACT.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais