Notícias 03/06/2020

Telefônica/VIVO: Boa para o mercado, péssima para seus empregados

A Telefônica/Vivo anunciou à imprensa doações milionárias para ajudar no combate ao novo Coronavírus, atitude louvável e exemplar, se não fosse à custa do bem-estar dos seus empregados.  Enquanto lucra e tem a sua margem líquida crescendo cada vez mais, a operadora retira dos trabalhadores um direito que seria de grande valia neste momento de pandemia: a antecipação do pagamento do Programa de Participação nos Resultados- PPR.

 Há anos a empresa efetua o pagamento da antecipação do PPR no mês de julho, mas ao mesmo tempo em que divulga que contribuirá com R$ 16,3 milhões para o combate à pandemia, afirma aos trabalhadores que não tem dinheiro para pagar o que lhes é devido em julho. Vale lembrar que a antecipação do PPR 2020 consta no orçamento aprovado em 2019, ou seja, a desculpa da pandemia usada pela operadora para não antecipar o PPR nem cabe nessa discussão.

Destacamos também, que a VIVO tem se beneficiado com a ajuda do Governo Federal com as Medidas Provisórias que preveem suspensão do pagamento dos encargos previdenciários e fiscais, a exemplo do FGTS, dentre outros.

No entendimento do Sindicato, a operadora quer inserir a antecipação do PPR na negociação do Acordo Coletivo 2020/21, cuja data base é setembro, como contrapartida  - leia-se moeda de troca - à precarização de benefícios conquistados pela categoria através da luta sindical, como o auxilio condutor, cesta básica, aluguel de veículo, horas extras, auxilio alimentação/refeição no período de férias,  etc, o que não toleraremos.

Queremos o adiantamento do PPR 2020 no mês julho/20, porque os empregados estão à míngua neste momento, sem receber horas extras, PIV não existe, trabalho acima do normal e o salário fixo defasado, mas estão trabalhando duramente para atender à demanda, aumentando o número de clientes e fazendo com que a operadora seja considerada a maior empresa de telefonia do país, graças ao esforço de cada empregado, mesmo pondo em risco a sua vida e de seus familiares pelo risco alto de contágio pela COVID-19.

É importante ressaltar que o serviço de telecomunicações é um dos poucos que têm mantido ou aumentado sua lucratividade neste momento de crise, com empregados laborando com jornadas excessivas de trabalho para manter a sociedade conectada, vendedores fazendo atendimento pelo whatsapp ,  email ou telefone,  gerando cada vez mais lucros para a VIVO, conforme resultados divulgados no primeiro trimestre.  Portanto, é importante que a operadora divida os seus lucros com aqueles que os fizeram acontecerem.

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