Notícias 20/03/2020

Trinta mil trabalhadores expostos ao Covid-19

Preocupado com a saúde dos trabalhadores do setor de telefonia, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia - Sinttel Bahia encaminhou ofício às empresas de telecomunicações do estado solicitando medidas preventivas imediatas e liberação dos trabalhadores que fazem parte do grupo de risco do Covid-19.

“Nas cidades de Salvador e Feira de Santana - onde estão localizadas as grandes empresas do setor  de call center-, cerca de trinta mil trabalhadores estão expostos, assim como os trabalhadores em telefonia de toda a Bahia, por exemplo, os instaladores de linha, que visitam residências sem saber se o cliente está adotando as medidas preventivas necessárias", alerta Joselito Ferreira, presidente da entidade sindical.    

O ofício encaminhado pelo Sindicato segue as recomendações do Ministério Público do Trabalho e da Saúde, como fornecer lavatórios com água e sabão, sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade); adotar medidas que impliquem em alterações na rotina de trabalho, como por exemplo, política de flexibilidade de jornada; seguir os planos de contingência recomendados pelas autoridades, organizar o processo de trabalho para aumentar a distância entre as pessoas, reduzir a força de trabalho necessária, permitir a realização de trabalhos à distância, dentre outras medidas.

Desde o anúncio da pandemia no País, os dirigentes sindicais representantes destes trabalhadores estão em estado de alerta e intensificaram a fiscalização nas empresas a fim de garantir à categoria o cumprimento das solicitações dos órgãos competentes. O Sindicato também protocolou ofícios nas secretarias de Saúde Estadual e Municipal solicitando parecer técnico e fiscalização nos postos de trabalho do setor de telecomunicações. Uma reunião será realizada com a Secretaria Municipal a fim de discutir as medidas emergenciais específicas para o setor.

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais