Notícias 21/05/2018

Chegou a hora de cobrar

 

Agora e mais do que nunca é o momento do trabalhador contribuir, cobrar e se engajar junto ao Sinttel Bahia na luta para a manutenção e garantia dos direitos.  Já está mais que nítido, a falta de compromisso e respeito da Claro para com os seus empregados, tendo em vista que estamos há meses tentando negociar o Programa de Participação nos Resultados – PPR 2018 e a empresa sequer apresenta uma proposta adequada.

Se aproveitando do fato de que as reuniões estão ocorrendo mensalmente, a empresa leva para a discussão propostas ruins, que de imediato são rejeitadas pela comissão de negociação formada pelos dirigentes sindicais de diversos estados, e desta forma acaba ganhando tempo para não pagar o que deve,  e consequentemente adiando o encerramento do Programa, que afeta diretamente o bolso do trabalhador.

No mês de março, a operadora foi à reunião, mas não apresentou uma proposta sequer para o PPR. No mês de abril, a proposta foi estabelecer como critério para pagamento do Programa uma elegibilidade de noventa dias e a permanência do gatilho, sem qualquer antecipação do pagamento do prêmio. Como os sindicatos reivindicam trinta dias de elegibilidade, a retirada do gatilho e a antecipação de parte do prêmio, a proposta da empresa foi automaticamente rejeitada em mesa.

A falta de interesse da operadora e esperteza é tão grande em não querer pagar, que a mesma quer impor que as assembleias do PPR e do Acordo Coletivo ocorram de forma conjunta. Os Sindicatos dos trabalhadores lutam para que sejam separadas, o que possibilita que cada proposta tenha os seus próprios avanços, sejam avaliadas de forma individualizada, além de evitar que o PPR seja utilizado como ilusão para empurrar goela abaixo dos trabalhadores uma proposta ruim para fechamento do acordo coletivo.

No primeiro trimestre deste ano, o lucro da Claro foi de R$ 2,7 bilhões, alta de 3,8% na base anual, portanto tem dinheiro em caixa para distribuir entre aqueles que fazem  a operadora figurar entre as mais lucrativas do Brasil.  A operadora ainda se destaca em premiações e garante troféus, como o recebido no “O Tela Viva Móvel”, tradicional e prestigiado seminário sobre o mercado brasileiro de conteúdo móvel, que teve como foco  este ano a inovação.  Pena que não inova e investe para aqueles que lhe proporciona o destaque!

 Uma nova rodada de negociação deve ocorrer até o final deste mês e os trabalhadores devem participar e acompanhar ativamente, inclusive exigindo da empresa brevidade no fechamento do PPR. Não podemos aceitar que a empresa se destaque no mercado econômico e o nosso bolso esteja vazio. 

Sinttel acompanhará as escalas de trabalho

O Sinttel Bahia utilizará da sua prerrogativa de representante dos trabalhadores e acompanhará o cumprimento das regras das escalas de trabalho implementadas pela Claro. O objetivo da entidade sindical é resguardar a saúde e os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. 

Inclusive, vale alertar que qualquer hora trabalhada antes ou após o cumprimento da jornada diária é uma hora extra, que deve ser registrada adequadamente e que pode ser paga em dinheiro ou compensada através do Banco de Horas, seja ela utilizada para reunião, treinamento, etc...

O Sinttel alerta os trabalhadores e as trabalhadoras para atentarem para a necessidade do tempo de descanso entre jornadas, que de acordo o artigo 66 da Consolidação das Leis Trabalhistas deve ser de, no mínimo, onze horas consecutivas.

O descanso adequado conserva a saúde física e mental, surgimento de doenças ocupacionais, além de reduzir os acidentes de trabalho.  

Uma nova pesquisa, já disponível no site e compartilhada através do  Whataspp  da entidade (71-98239-3709),  foi elaborada pelo Sindicato para apurar o grau de satisfação dos trabalhadores com as mudanças das escalas.  Basta clicar no link e responder: http://ow.ly/DLgj30k6vzy

Leia aqui o informativo completo

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais