Notícias 20/02/2014

Sinttel Bahia participará de cortejo social na Lavagem do Bonfim

Um cortejo formado pelas dezenas de movimentos sociais que compõem a Frente Brasil Popular na Bahia marcará presença, com seus cartazes e faixas contra o golpe e a favor da democracia, na próxima quinta-feira (14), durante a  Lavagem do Bonfim, uma das maiores festas populares do mundo.

A organização da marcha social, que seguirá o cortejo de baianas da Igreja da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim, na Colina Sagrada, ficou por conta do Comitê Permanente em Defesa da Democracia e Contra o Golpe formado por representantes sociais de diversos segmentos. O Sinttel Bahia, assim como outros sindicatos, movimentos sociais e centrais sindicais compõem o Comitê.

Além de participar da Lavagem do Bonfim, o grupo também promete se organizar para atuar em outras festas populares, como a Festa de Iemanjá, celebrada do dia 02 de fevereiro, e a Lavagem de Itapuã, agendada para ocorrer no dia 28 de janeiro.  “É de fundamental importância que os movimentos sociais ocupem os espaços das festas populares para denunciar à sociedade e à imprensa os problemas enfrentados por cada um deles. Neste ano vamos às ruas reforçar a nossa reivindicação por mais democracia e denunciar as investidas para retirada dos nossos direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora”, disse Joselito Ferreira, presidente do Sinttel Bahia.

Sobre a Festa do Bonfim

A Lavagem das Escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. O ritual, que se repete todos os anos desde 1754, reúne milhares de pessoas e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.

O festejo começa cedo, quando os participantes se concentram em frente à Igreja da Conceição da Praia para dar início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. O cortejo é comandado por baianas com trajes típicos - turbantes, saias engomadas, braceletes e colares - que carregam vasos com água de cheiro. Atrás delas vem o bloco Filhos de Gandhi e uma multidão de fiéis. Todos se vestem de branco, que á a cor de Oxalá, o deus Yorubá sincretizado com o Senhor do Bonfim.

Serviço

Data: 14/01/2016 (Quinta-feira)

Horário: Concentração será a partir das 7:30hs

Local: Elevador Lacerda

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais