Notícias 22/02/2018

Sabe quanto tempo falta para se aposentar? INSS lança novo tipo de ferramenta que faz a simulação de forma automática

Fonte: AgoranaBahia

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou uma ferramenta que visa dar um passo importante para desburocratizar processos e por isso, promete facilitar a vida dos segurados. É um tipo de calculadora que simula o tempo de contribuição, e diz se o trabalhador já tem tempo para pedir a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição.

A novidade é que, a partir de agora, todo o período de contribuição do segurado é mostrado de forma automática, no site Meu INSS . Antes, o trabalhador tinha que, com todas as carteiras de trabalho em mãos, inserir os períodos de contribuição, para somente depois, o portal informar o tempo total de contribuição. Para ter acesso ao serviço, o segurado deve realizar um cadastro simples: basta informar o nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Em seguida, será fornecida uma senha provisória, que pode ser mudada imediatamente por uma escolhida pelo segurado.

Depois desse processo, o segurado já pode conferir, na tela, todo o tempo de contribuição, com detalhes específicos, como empresa e o tempo trabalhado, em anos, meses e dias. A calculadora também informa para o trabalhador quantos pontos ele tem para conseguir a aposentadoria por tempo de contribuição, levando em conta a fórmula 85/95 — em que a soma de idade e do tempo de contribuição deve somar 85 (mulheres) ou 95 (homens) — para que seja concedida a aposentadoria integral.

Vale ressaltar que esta simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’, como destaca o INSS, do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade de pedir a aposentadoria, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício.

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais