Comunicação 17/05/2017

Onde as operadoras são mais rápidas: no Brasil ou nas suas sedes?

 

Fonte: MinhaOperadora

Você deve saber que a Netflix utiliza os servidores da plataforma para medir a velocidade da internet de parte dos seus clientes. A empresa analisa as amostras e divulga mensalmente um ranking contendo as operadoras de banda larga mais rápidas da maioria dos países onde atua.

 

O relatório mais recente do Brasil, com dados de abril, mostra que TIM Live é a rede de internet mais rápida. A operadora apresentou média 3.22 Mbps de velocidade. NET Vírtua vem em segundo lugar, com 3.10 Mbps, seguida por Vivo Fibra Brasil (2.97 Mbps), Algar Telecom (2.44 Mbps), Oi Velox (2.11 Mbps) eVivo Internet SP (2.09 Mbps).

 

Utilizando os dados da Netflix, o Minha Operadora apurou como anda a velocidade no país-sede de cada operadora que possui operação no Brasil. Será que elas valorizam mais os clientes de lá e entregam maior velocidade do que aqui?

 

TIM - Telecom Italia

 

 

Começamos pela TIM, já que é ela que entrega a maior velocidade do Brasil. A sigla TIM é de Telecom Italia Mobile, que como o nome já diz, é sediada na Itália. Por lá, a velocidade prestada pela operadora não é muito diferente da TIM Live: 3,32 Mbps, ou seja, 3,1% mais rápida que no nosso país.

 

A Netflix mediu a velocidade de oito operadoras na Itália, e a Telecom Italia aparece no terceiro lugar, perdendo para a Vodafone Italy (3,47 Mbps) e Fastweb (3.42 Mbps).

 

NET - Telcel/Claro (América Móvil)

 

 

A operadora brasileira NET é controlada pela empresa mexicana América Móvil. A marca utilizada pela companhia para oferecer serviços fixos no México é Telmex. Acredite: na terra do bilionário Carlos Slim, dono da América Móvil, a internet prestada perde feio para a sua representante brasileira: 2.91 Mbps de média, ou 6,5% mais lenta. De 10 operadoras mexicanas analisadas, a Telmex é só a nona mais rápida. Quem lidera a lista do México é a Totalplay, com velocidade média de 3.86 Mbps.

 

Vivo - O2 / Movistar (Telefônica)

 

 

Agora vamos para a Vivo. A empresa espanhola Telefónica é quem controla a Vivo no Brasil. Lá na Espanha, a Movistar, marca comercial da Telefónica, é a última colocada no ranking de velocidade da Netflix, com média de 2.25 Mbps. Isso representa uma internet 32% mais lenta que a oferecida no Brasil. Porém, se formos comparar com a rede de internet fixa da Vivo em São Paulo, a "Vivo da Espanha" consegue ser 7,6% mais rápida.

 

Oi - MEO (Portugal Telecom)

 

 

Portugal era a segunda casa da Oi no mundo, mas por causa de complicações financeiras, a operadora brasileira precisou vender sua participação na Portugal Telecom para a francesa Altice. Mesmo assim, se a PT ainda fosse de propriedade da Oi, Portugal ganharia do Brasil em velocidade de internet.

 

A operadora MEO, marca da Portugal Telecom, é a líder no ranking da Netflix, apresentando 3.55 Mbps de média. Esse número é 68,5% maior do que o que a Oi consegue atingir no Brasil.

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais