Notícias 19/02/2015

Campanha Salarial das Operadoras

Campanha Salarial das Operadoras

 

Neste mês de dezembro, os trabalhadores telefônicos participaram das assembleias de votação dos acordos coletivos das operadoras de telefonia. Mesmo com os empresários buscando atribuir aos empregados o ônus da crise econômica, as comissões de negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações -Fenattel, formada pelos dirigentes dos Sinttel’s de todo o País, lutaram e conseguiram avanços  na maior parte das discussões.

Algumas negociações ainda estão em aberto, pois as operadoras querem retirar benefícios conquistados com muita luta e suor com o objetivo único de colocar na conta do trabalhador os maus resultados alcançados ao longo do ano. O Sinttel reafirmou a todos que benefícios conquistados não podem ser retirados e os trabalhadores seguiram a orientação sindical e rejeitaram as propostas.

Agora é continuar a luta!!

 

Veja abaixo um resumo das negociações:

 

OI e Oi/Paggo (inserir fotos)

 

Os trabalhadores da Oi e da Oi/Paggo (lojas) aprovaram a proposta negociada entre o sindicato e a operadora para fechamento do Acordo coletivo de trabalho – cláusulas econômicas. Foram contabilizados 438 votos, sendo 424 a favor da proposta e 14 contra. Os votos contra a proposta foram registrados pelos trabalhadores da planta interna, que nesta negociação perderam o direito ao recebimento do sobreaviso.

Já está em andamento  a solicitação de novas reuniões para resolver a situação desses trabalhadores.

 

Claro: proposta rejeitada

Os trabalhadores da Claro seguiram a orientação sindical e rejeitaram a proposta da empresa para fechamento do Acordo. Além de apresentar um reajuste abaixo da inflação, a América Móvil impõe aos ex-empregados da Claro perdas como a não equiparação do tíquete alimentação entre os empregados oriundos da Embratel e da Claro; não unificação do plano de saúde para todos os empregados do grupo; não concessão do benefício do auxílio creche para os homens recém contratados da Embratel e manutenção da exclusão do benefício para os homens contratados pela Claro,  além da retirada do plus da hora extra.

 

Telefonica Brasil  (inserir foto)

Os trabalhadores da Vivo também rejeitaram a proposta da empresa e uma mediação já foi realizada no Ministério Público do Trabalho para resolver o impasse. Entre os itens da pauta sindical estão a reposição salarial, a isonomia de benefícios entre os empregados e a mudança dos planos de saúde. 

Já os trabalhadores da GVT aprovaram a proposta da operadora.

 

 

 

Nextel

Os trabalhadores da Nextel aprovaram a proposta negociada entre a empresa e o Sindicato.

 

TIM

Após grande pressão sindical, a TIM apresentou uma proposta coerente para fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho. A proposta da empresa foi analisada e aprovada durante as assembleias realizadas nos dias 03 e 04 de dezembro.

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais