Notícias 10/04/2017

Poeta Damário Dacruz será homenageado pelo Sinttel Bahia

O poeta, jornalista e sindicalista baiano Damário Dacruz, falecido em 2010, será homenageado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia - Sinttel Bahia, no dia 19 de abril, às 14h, durante a inauguração do auditório da entidade, que receberá o nome do ilustre poeta.  O evento, que é aberto ao público, será realizado na Sede do Sindicato, na Rua Bela Vista do Cabral, 247, Nazaré, em Salvador.

Damário, cujas obras já foram traduzidas para dezenas de idiomas, foi dirigente da entidade sindical durante anos, inclusive, no período da privatização do Sistema Telebrás, sendo um dos dirigentes mais combativos na luta contra a desestatização da antiga Telebahia. 

“Damário Dacruz foi nosso colega de trabalho na Telebahia e atuou como dirigente sindical, fazendo parte da agenda de lutas e mobilizações da diretoria do Sinttel. Sempre esteve em seu sangue a luta pela igualdade de direitos, dedicando-se e contribuindo para uma vida laboral mais digna para os trabalhadores telefônicos”, explica Joselito Ferreira, presidente do Sindicato.

O sindicalista Damário Dacruz se dedicou à luta dos telefônicos desenvolvendo importante papel para a categoria, seja na conquista de direitos ou na luta do dia a dia. Mas foi através da poesia, mais precisamente dos fotopoemas, que o poeta se tornou reconhecido internacionalmente, tendo como sua obra mais famosa, o poema “Todo Risco”.

Amigo de grandes personalidades artísticas e políticas do estado, como o atual secretário estadual de educação, Walter PinheiroDamário sempre foi destaque pela sua criatividade, e foi através das suas aspirações e inquietações artísticas que criou o espaço Pouso da Palavra.

Pouso da Palavra

O espaço cultural Pouso da Palavra, que fica em Cachoeira, foi criado por Damário da Dacruz, no ano 2000. O espaço recebe anualmente centenas de visitantes, sendo a maioria deles, turistas estrangeiros.

No Pouso, como o espaço é carinhosamente conhecido, os visitantes podem encontrar, desde obras  do poeta, como livros, fotografias e fotopoemas, até objetos produzidos por artesãos locais.

De acordo com os versos do seu criador, Damário da Dacruz, “O Pouso abriga a palavra de todos que queiram se expressar. Ele nasceu para provocar a criatividade das pessoas, descobrir novos talentos e fazer o que chamo de manutenção de sonhos. Apesar de toda a automação do século XXI, continuo achando que a palavra e a sua redescoberta serão a grande novidade do novo milênio", disse.

O Pouso da Palavra está localizado na Praça da Aclamação, nº 08, em Cachoeira, é aberto ao público e tem entrada franca.

 

Serviço

O quê: Inauguração do Auditório Damário Dacruz

Quando: 19 de abril (quarta-feira), às 14h

Onde: Sede do Sinttel – Rua Bela Vista do Cabral, 247- Nazaré, Salvador.

 

Sobre o Sinttel Bahia

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel) foi fundado em dia 19 de julho de 1944. O Sinttel Bahia representa os trabalhadores em telefonia móvel, fixa, banda larga e os teleoperadores (trabalhadores em call center). A sede do Sinttel Bahia fica localizada na Rua Bela Vista do Cabral, nº 247, Nazaré, Salvador Bahia.

 

Com 72 anos de história, o Sinttel Bahia é um sindicato de vanguarda que sempre atuou ativamente em momentos decisivos da história política do Brasil e da classe trabalhadora. Seus dirigentes lutaram bravamente contra a ditadura militar e contra as privatizações – sobretudo a do Sistema Telebrás – que atingiu os trabalhadores telefônicos. 

Informações a imprensa

Márcia Ferreira

Tel: 71 3326-4077 l 9 8744 -1354 

imprensa@sinttelba.com.br

Priscila Chagas

Tel: 71 3326-4077 l 9 8239-3709

ascom.sinttel@gmail.com

Site: www.sinttelba.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais