Notícias 18/02/2016

Vereadores de Itabuna rejeitam prorrogação de concessão de terreno e 1300 pessoas podem perder o emprego na cidade

Os vereadores de Itabuna rejeitaram, com um placar de nove votos contra seis, a prorrogação do prazo de concessão do terreno para construção da Sede da Tel Telemática na cidade. Atualmente, a empresa de teleatendimento (call center) emprega diretamente cerca de 1300 pessoas, com previsão de contratação de mais mil até o final do próximo ano.

Mesmo com o clamor popular e com a presença massiva dos trabalhadores e dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia – Sinttel Bahia, que representa a categoria, os vereadores votaram contra a concessão do prazo de mais um ano para que a empresa construa o prédio, no bairro Conceição. 

“Compreendemos as ressalvas colocadas pelos vereadores, como a segurança de que a empresa construa realmente o prédio na cidade, as questões sobre a realocação dos comerciantes, dentre outros, mas nada justifica a insegurança que os mais de mil trabalhadores terão em relação à permanência da empresa e dos postos de trabalho em Itabuna, já que a prorrogação do prazo não foi estendida. O que pedimos aos vereadores que votaram contra o projeto é que repensem a situação desses trabalhadores e votem a favor, na segunda votação que ocorrerá amanhã (29)”, pondera o dirigente sindical Gildomar Santana.

A prorrogação do prazo foi defendida por vereadores como Jairo Araújo, que votou a favor do  projeto. “Não podemos ser os responsáveis pela perda de centenas de empregos. Não precisamos carregar o fardo de agravar ainda mais a situação do desemprego que assola o país”, defendeu Jairo, durante o seu discurso no plenário. 

As discussões em torno da prorrogação da concessão foram iniciadas após a Prefeitura da cidade encaminhar à Câmara Municipal o anteprojeto de Lei 33/2016, que discute a prorrogação do prazo de concessão por mais um ano, para que a Tel Telemática inicie as obras de construção do prédio do teleatendimento, no bairro de Conceição, considerado área nobre da cidade.

Como no projeto original foi concedido à empresa um prazo de dois anos para o início das obras, mas a empresa não iniciou a construção, a maioria dos vereadores votaram contra a prorrogação do prazo, deixando mais de mil trabalhadores inseguros quanto à manutenção dos seus empregos.

A segunda votação sobre o projeto será realizada amanhã, 29 de dezembro, a partir das 14, na Câmara Municipal da cidade.

 

 

 

 

 

 

Sobre o Sinttel Bahia

O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Bahia (Sinttel) foi fundado em dia 19 de julho de 1944. O Sinttel Bahia representa os trabalhadores em telefonia móvel, fixa, banda larga e os teleoperadores (trabalhadores em call center). A sede do Sinttel Bahia fica localizada na Rua Bela Vista do Cabral, nº 247, Nazaré, Salvador Bahia.

 

Com 72 anos de história, o Sinttel Bahia é um sindicato de vanguarda que sempre atuou ativamente em momentos decisivos da história política do Brasil e da classe trabalhadora. Seus dirigentes lutaram bravamente contra a ditadura militar e contra a as privatizações – sobretudo a do Sistema Telebrás – que atingiu em os trabalhadores telefônicos. 

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais