Notícias 20/02/2016

Sinttel convoca assembleia com os empregados da Claro

 

Serão realizadas nos dias 19 e 20 de dezembro, às 13h (Embratel) e às 9:30h (Suarez Trade)  respectivamente, as assembleias com os empregados da Claro  para fechamento do Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017, cuja data base é setembro. Durante as assembleias, os trabalhadores avaliarão a proposta negociada entre a comissão dos sindicatos e os representantes da empresa, e que foi finalizada após intensas rodadas de discussões.

Avançamos no reajuste do tíquete refeição retroativo ao mês de setembro (que estava congelado), mas a proposta ainda está aquém do que foi pleiteado pelos sindicatos, um reajuste para todos os itens econômicos de acordo com o Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC (9,62%).

Outro ponto de discussão é relativo à imposição da empresa em determinar que os novos contratados recebam um tíquete refeição inferior ao que é pago aos atuais empregados. Na avaliação do Sindicato, essa discriminação imposta pela Claro abre precedentes para um processo de demissão involuntária, pois pensando em economizar, nada impedirá que a empresa substitua os trabalhadores veteranos pelos novos.

Sobre o Programa de Participação nos Resultados – PPR, a proposta do Sindicato é a composição de um PPR sem gatilho e com elegibilidade mínima de trinta dias.  A empresa propõe a elegibilidade de no mínimo 180 dias e uma série de metas inatingíveis. Para protestar contra essa proposta da empresa, o Sinttel Bahia fez uma série de mobilizações no mês de novembro, inclusive, ocupou três lojas da Claro, em Salvador, o que causou grande repercussão.

 

 

Leia aqui o informativo!

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais