Gênero 19/02/2016

Sinttel participa do III de Fórum de Debates do CEAPLER

Os dirigentes do Sinttel, Gildomar Santana, Edla Rios e Sandra Dias, participaram, hoje (06), do III Fórum de Debates CEAPLER com temática “Revisões dos Auxílios Doenças e das Aposentadorias por Invalidez”, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Centro.  O Fórum foi promovido pelo Sindicato dos Bancários e teve como palestrantes o presidente da entidade Augusto Vasconcelos e a presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB, Dra. Ana Izabel Jordão.

O debate trouxe à tona informações sobre a PL 6.427 que tramita no Senado Federal e que  dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, e institui o Bônus Especial de Desempenho Institucional por Perícia Médica em Benefícios por Incapacidade, o que vem a suspender os benefícios conquistados pelos trabalhadores e alterando as leis da Previdência.

O Fórum é o primeiro evento na Bahia a debater as reformas que serão apresentadas ao Congresso Nacional, o que é diretamente um ataque severo aos direitos  trabalhistas e  a Constituição Brasileira, como por exemplo, o pagamento abaixo do salário mínimo a pensionistas e perícia para suspensão de benefícios. “Famílias estão tendo os seus benefícios retirados e este é um projeto de desmoralização do Governo, já que essa PL não faz uma análise do contexto social do indivíduo”, disse Augusto Vasconcelos.

Para a dirigente e secretária de saúde do Sinttel, Sandra Dias, é de grande importância a abordagem desta situação. “As doenças ocupacionais fazem parte da rotina do trabalho, já que as empresas não dão uma devida atenção ao ambiente de trabalho e situações que dizem respeito ao trabalhador. Para piorar, o mercado de trabalho é cruel com quem foi afastado por doenças ocupacionais, portanto é de grande valia passar estas informações para que o trabalhador esteja ciente e apto para se mobilizar em busca da garantia de seus direitos”, disse.

Participaram do fórum entidades sindicais, representantes de movimentos sociais e a sociedade civil.

 

             

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais