Formação 19/02/2016

Dirigentes do Sinttel Bahia participam do Curso de Organização e Representação Sindical de Base promovido pela CUT Bahia

A luta dos trabalhadores no Brasil é o ponto de partida do Curso sobre Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), que é a base da estratégia formativa da central para o fortalecimento e ampliação da representação sindical a partir do local de trabalho. O ORSB iniciou nesta quarta-feira, 30 de novembro vai até sexta-feira, 2 de dezembro, no espaço no bairro Rio Vermelho. 

O primeiro módulo é subdividido em três partes, onde a primeira aborda aspectos da formação da sociedade brasileira, seu objetivo é a problematização das raízes históricas de determinadas práticas e valores que permanecem em nossa sociedade e como são reproduzidas em nosso cotidiano. Trata-se de um esforço de compreensão crítica da desigualdade social no Brasil, de como ela foi se configurando na sociedade e, ao mesmo tempo, sendo “naturalizada”, ou seja, dada como natural, exterior à vontade humana.

Na segunda parte do caderno, “as raízes do passado na cultura política brasileira”, é apresentada uma análise de nossa cultura política, fortemente marcada pelo autoritarismo, presente nos locais de trabalho, nas instituições, nas relações onde existe hierarquia, na privatização do espaço público e nas diferentes formas de linguagem e comportamento.

O curso é finalizado com um quadro geral sobre a formação da classe trabalhadora, através das lutas e reivindicações, ou seja, a história da classe trabalhadora no Brasil do período localizado entre a colonização escravista e o golpe militar de 1964, quando é interrompido um ciclo de grandes mobilizações operárias e populares no Brasil, tanto no campo quanto na cidade.

Nesse sentido o objetivo central é fornecer uma base teórica e conceitual que permita a necessária mediação entre os problemas estruturais da sociedade brasileira e os desafios do movimento sindical, ou seja, uma ferramenta a serviço da formação de dirigentes e contribua para o avanço das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais