Esporte e Cultura 18/02/2014

DICA CULTURAL : Conhecendo um pouco mais de Jorge Amado e Zélia Gattai

 

A dica cultural do Sinttel começa com uma visita a “A Casa do Rio Vermelho”, mais conhecida como a casa de Jorge Amado e de Zélia Gattai. A residência está localizada na Rua Alagoinhas, n° 33 - Rio Vermelho, e fica aberta à visitação de terça a domingo, das 10h ás 17h, com entrada no valor de R$20,00, com exceção das quartas-feiras, quando a  entrada é franca.

Na entrada da casa você será recepcionado por funcionários que lhe darão as orientações necessárias para a visita, que poderá ser acompanhada por um guia, que por todo o caminho conta com riqueza de detalhes a história do casal, da família e da sua relação com a religião de matriz africana.

 Tudo começa no jardim, onde se encontram as cinzas de Jorge e de Zélia, enterradas próximo ao jambeiro. É possível fotografar cada detalhe e desfrutar da brisa que o mar do Rio Vermelho proporciona. À medida que se caminha é possível parar em alguns quiosques que mostram em imagens depoimentos de artistas como Caetano Veloso e Mario Cravo sobre o casal de escritores e em outro,  a relação deles com o candomblé.

Ao adentrar na casa você poderá conhecer um pouco mais da intimidade do casal. É possível visitar os quartos da casa, visualizar peças de vestuário, ter acesso a uma fantástica sala -  na qual são contadas em audiovisual todas as obras publicadas por Jorge – ótimo para quem vai fazer vestibular cujas obras são sempre tema de provas -  e um acervo de livros e xilogravuras. Cozinha, piscina, o extinto lago dos sapos - paixão do casal -, quadros e obras de grandes artistas como Picasso, Carybé, Calazans Neto, Mário Cravo e etc. também fazem parte da decoração.

Durante todo o percurso dentro da casa é possível observar as fotos de diferentes épocas da família, acessórios utilizados, como óculos, bibelôs e a tão companheira e produtora  máquina de datilografar de Jorge Amado. Você também poderá assistir receitas da mais famosa cozinheira da Bahia, Dadá.

O passeio te leva a explorar e conhecer um universo cultural de um renomado artista baiano que até os dias atuais é fonte de inspiração, referência, baianidade e conhecido em todo o mundo com livros publicados em dezenas de idiomas.

 

Visite a nossa galeria de fotos

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais