Notícias 20/02/2014

Claro propõe 3% de reajuste salarial e zero no VA/VR

 

Após 30 dias da data base (1º de setembro), a Claro decidiu se reunir com a Comissão de negociação da Federação dos Trabalhadores em Telecomunicações - Fenattel  – formada pelos Sinttel’s de diversos estados, dentre eles, o Sinttel Bahia - , no dia 04 de outubro,  para a primeira rodada de negociações. A empresa choramingou, colocou a culpa na crise econômica e ofereceu 3% de reajuste nos salários e ZERO no VA/VR. Reajuste de 3% equivale a apenas um terço do INPC do período, que está em 9,62%. É um absurdo!

A Claro está em segunda posição no mercado brasileiro de telecom tanto na receita bruta, com 25,3% de participação, quanto na receita líquida, com 26,8% de participação. É líder na banda larga fixa, com 32,3%, e na TV por assinatura detém mais de 50% do mercado. No segmento celular está em segundo lugar, com 25,3% e na segunda posição na telefonia fixa.

 Isso mostra que a Claro aproveita o cenário de retração econômica para propor o pior acordo em anos. A Comissão prontamente rejeitou essa proposta absurda e ressaltou que os trabalhadores, os que mais contribuem para o andamento da empresa, não merecem isso.

O Sinttel continuará a lutar por reajuste de salários e benefícios com aplicação integral do INPC, aumento real, unificação de benefícios!

PPR

Quanto ao PPR de 2016, a empresa mostrou condições absurdas para o trabalhador:

  • Seis meses de elegibilidade para poder ter direito ao prêmio;
  •  Não concessão de qualquer adiantamento;
  •  O estabelecimento de uma meta do tipo “gatilho” que, se não for alcançada, ZERA o PPR de todos os trabalhadores de todos os segmentos.

A Comissão repudiou a proposta e reivindicou a redução do prazo de elegibilidade, a eliminação dessa meta ridícula de gatilho e garantia do adiantamento.

Não ao retrocesso! Nenhum direito a menos!

 

Fonte: Fenattel 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais