Mulheres 20/02/2014

Mulheres trabalhadoras traçam estratégias para ampliar presença nos espaços de poder

Fonte: CUT Bahia

 

Estratégias de combate à desigualdade nos vários espaços de poder foram discutidas no Encontro Estadual de Mulheres da CUT Bahia, realizado no último sábado, dia 13, na sede da Central, tendo como foco a realidade que elas enfrentam no trabalho, no sindicato e na política. Como esse é problema antigo, e um desafio enorme, ficou definido que pelo menos mais um encontro será realizado ainda este ano, desta vez em Feira de Santana.

Após um dia inteiro de debates envolvendo 105 participantes, as mulheres destacaram que, nessa luta, o ataque às desigualdades deve ser amplo e objetivo. Conforme destacou Lucíola Simeão, secretária da Mulher Trabalhadora, é necessário conquistar a igualdade de oportunidades em todos os espaços de poder não apenas colocando uma mulher aqui ou ali, mas através de políticas bem definidas, que traduzam efetivamente a condição de igualdade entre a mulher e o homem em todos os espaços.

O evento teve a participação de palestrantes como Maria Luíza Feltim, secretária adjunta da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional, de Patrícia Valim, professora adjunta de História do Brasil Colonial na Universidade Federal da Bahia, e de Claudia Muniz, secretária de Mulheres do PT. Bons debates foram realizados e várias estratégias foram traçadas para ampliar a presença feminina nos espaços de poder.

Mulheres cutistas de várias cidades do interior participaram, como de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Santo Estêvão, Dias D’Ávila e Camaçari. A ideia é interiorizar ainda mais a participação feminina no próximo encontro.

Também estiveram no evento o presidente e a vice-presidente da CUT Bahia, Cedro Silva e Conceição Borges, respectivamente, a secretária de Formação, Cristina Borges, e de Comunicação, Lucivaldina Brito e representantes de sindicatos, a exemplo de Valdemir Medeiros (Sindprev), Nadilene Sales e Uilma Pesqueira (Sindae). A deputada estadual Maria del Carmen, e a ex-vereadora Marta Rodrigues aproveitaram a oportunidade para uma saudação às mulheres trabalhadoras.

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais