Formação 20/02/2014

Dirigentes do Sinttel participam de curso de Gerenciamento de Conflitos e Negociações Sindicais

 

 

O Departamento de Formação do Sinttel promoveu nos dias 21 e 22 de julho, o curso de Gerenciamento de Conflitos e Negociações Sindicais, Laborais e Patronais sob a ótica da Mediação. O curso é voltado para dirigentes sindicais e foi ministrado pelos membros do  Instituto de Mediação Conciliação e Arbitragem- IMCA, Iocaã Simões, Inaiá Simões e Dr. Ivan Pugliese. O evento aconteceu no Hotel Sol Barra, em Salvador, e teve como objetivo traçar um panorama dinâmico de resolução de disputas de natureza individual e coletiva, com ênfase nas negociações sindicais.

No primeiro dia, os diretores sindicais puderam absorver informações sobre os conceitos e os diferentes tipos de conflitos. Temas como Heterocomposição; Regras de Negociação; Transações e Ações Judiciais; Práticas de Negociação; Princípios e Tipos de Mediação, também foram abordados durante o aprendizado. No segundo dia de curso, os diretores vivenciaram simulações de mediação e negociação entre patronato e sindicato. Também puderam ratificar que a negociação é uma ferramenta de resolução de conflito e que o posicionamento e ação devem refletir positivamente no outro e na mesa. “É preciso se preparar e manter o controle para negociar com o patronato, que investe altamente na manutenção das margens de lucro e em ferramentas para desestabilizar e enfraquecer a luta dos trabalhadores e dos sindicatos”, alertou Iocaã Simões.

Para Diana Damasceno, secretária de formação do Sinttel Bahia, o curso foi importante para  o aperfeiçoamento dos dirigentes da entidade. “Se faz necessário aprimorar a cada dia o aprendizado, para que se possa sentar de igual para igual com as empresas, visando sempre garantir melhorias e benefícios para o trabalhador”, afirmou.

Na oportunidade, o Sinttel prestou uma homenagem ao Dr. Ivan Pugliese, auditor fiscal do trabalho, pelos serviços prestados enquanto mediador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE. “Dr. Ivan sempre foi um servidor público de respeito. Conhecedor do seu papel social, sempre mediou os conflitos, ponderando sobre a necessidade dos trabalhadores colaborando para um melhor entendimento nas relações de trabalho”, agradeceu Joselito Ferreira, presidente do Sinttel Bahia.

A iniciativa do Sindicato em capacitar os seus dirigentes foi elogiada por Iocaã Simões.  “É louvável e admirável quando uma categoria se organiza para se qualificar e percebe que precisa de fundamentação de novas práticas”, encerrou Iocaã.

Acesse aqui para ver as fotos do evento

 

 

Sindicalize-se + Mais

Charges + Mais